Goleiro foi um dos pilares para a permanência do Santos na série A
Gabriella Souza Publicado em 08/12/2025, às 10h36
Enfim, o Santos se salvou do segundo rebaixamento no Campeonato Brasileiro e alcançou, após três anos, uma vaga em competição internacional, a Sul-Americana. O Peixe esteve em um ano de reconstrução, e além da volta de Neymar e o trabalho de Vojvoda, a equipe teve outro destaque: Gabriel Brazão.
O goleiro de 25 anos chegou ao clube em 2024 e conseguiu fazer bons jogos na série B quando acionado após a lesão grave de João Paulo, quando sofreu ruptura do tendão de Aquiles (tendão calcâneo) em um jogo contra o América-MG em maio. Ao final desta última temporada, o Santos renovou com Brazão até o fim de 2028.
Goleiro com maior defesa no Brasileirão
Agora com o fim do Campeonato, os números também se voltam à estatística de cada jogador. Em 38 jogos, o goleiro Gabriel Brazão defendeu 72% dos chutes, contabilizando 127 defesas no total, com 10 jogos sem sofrer gols.
Além disso, ele resolveu um grande problema que havia no Peixe nos últimos anos, a bola aérea. Brazão venceu 82% das disputas nessa situação de jogo. Nas jogadas rasteiras não foi diferente, venceu 92% do adversário.
Com 3398 minutos jogados, estando fora de apenas parte de uma partida, contra o Atlético-MG na Arena MRV, quando sofreu uma concussão na cabeça, o goleiro foi eleito quatro vezes o melhor da rodada. A média na temporada de Brazão foi 7,09.
Futuro de Brazão
Times brasileiros já estão averiguando a situação de Gabriel Brazão no Santos, mesmo com um contrato de até 2028. A investida principal é o Flamengo, quando já demonstrou interesse ao staff do atleta e diretoria do clube.
Quando questionado, o goleiro afirmou que a decisão está nas mãos do Peixe, porém está feliz no Alvinegro Praiano.