Santos FC

CBF divulga áudio do VAR na anulação do pênalti do Santos na partida contra o Sport

Anulação pelo VAR foi influenciada por uma suposta interferência de Zé Rafael

O árbitro Felipe Lima inicialmente confirmou o pênalti, mas após revisão do VAR, a decisão foi revertida - Foto: Raul Baretta / Santos FC

Gabriella Souza Publicado em 29/11/2025, às 20h30

A CBF divulgou neste sábado (29), o áudio da conversa do VAR (Árbitro de Vídeo) sobre o pênalti que foi anulado para o Santos na partida contra o Sport, disputada na sexta-feira (28), na Vila Belmiro, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lance gerou muita controvérsia e revolta na torcida santista.

A jogada foi quando o atleta Barreal foi derrubado dentro da grande área. O árbitro principal, Felipe Fernandes Lima, prontamente assinalou a infração. No entanto, ele foi chamado à beira do campo pelo VAR, Bráulio da Silva Machado, para verificar se havia uma interferência de Zé Rafael, atacante santista, no defensor do time adversário.

Mudança de decisão no VAR

No primeiro momento, antes da intervenção do vídeo, o juiz de campo tinha certeza da falta. “Imprudente. Vou checar só se é dentro ou fora”, disse ele.

Já na sala de vídeo, a equipe de arbitragem analisou a imagem e inicialmente confirmou que a falta realmente aconteceu. O VAR, Bráulio da Silva Machado, chegou a dizer: “Esse é o ponto de contato, um calço imprudente dentro da área. Vamos checar só a OPP (posição de impedimento)”. Logo depois, ele comunica ao juiz: "Pênalti confirmado, calço imprudente dentro da área. Só vamos limpar a OPP”, o que significa que o pênalti estava mantido, mas eles checariam o impedimento no início da jogada.

Porém, a discussão seguinte na sala do VAR foi focada na possível interferência de Zé Rafael. O VAR alertou o árbitro de campo: “Felipe, eu vou recomendar uma revisão para que você analise uma possível interferência na origem da jogada por impedimento”. O juiz foi até a cabine para reavaliar a situação.

No caminho para a cabine, o árbitro parou e informou o técnico Juan Pablo Vojvoda, do Santos, sobre o que estava fazendo. Nesse momento, ele foi questionado pelo volante santista João Schmidt: "Você já não deu um pênalti...”, reclamou o jogador, sendo logo rebatido pelo árbitro: “Calma, não fala isso não...”.

Ao rever as imagens, o VAR explicou a Felipe Lima: “Vou te mostrar a posição do atleta, do atacante em posição de impedimento e depois tem a disputa que chega a ter um contato no defensor. Precisa analisar se tem impacto ou não”. Após a confirmação de que houve toque no jogador do Sport, o árbitro concluiu a anulação: "Então, interferência por tocar no adversário”.

Luta contra a queda

Com a vitória apertada, o Santos deu um respiro na tabela do Campeonato Brasileiro. Por ter um saldo de gols melhor, o time ultrapassou o Internacional e subiu duas posições, deixando provisoriamente a temida zona de rebaixamento (Z-4).

No entanto, a situação continuou tensa! Com o resultado do jogo de hoje (sábado, 29), onde o Vitória venceu o Mirassol, o time baiano passou o Santos e o Colorado na classificação. Dessa forma, o Peixe terminou a rodada ocupando a primeira posição fora do Z-4, uma situação que exige muita atenção nas rodadas finais.

O próximo desafio crucial para a equipe da Baixada Santista será na quarta-feira (4), quando enfrentará o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi. O jogo é considerado uma verdadeira final antecipada na busca desesperada por pontos para se manter na elite do futebol nacional.

Santos Vila Belmiro Campeonato Brasileiro CBF pênalti Var Zé rafael Felipe fernandes lima

Leia também