Lateral se lesionou durante jogo contra o Internacional, e Vinícius Lira, que estava no México, volta para reforçar o elenco
Gabriella Souza Publicado em 27/11/2025, às 11h26
O Santos não poderá contar com o lateral-esquerdo Escobar para os jogos finais do Campeonato Brasileiro. O jogador teve uma lesão muscular na coxa esquerda e, com isso, está fora do time pelo restante da temporada.
A titularidade vai ser de Souza, Menino da Vila que vinha sendo escalado entre os 11 primeiros até a partida em Porto Alegre quando Vojvoda optou pelo lateral argentino. Souza também vem de uma série de boas atuações e aprovação da torcida, que pede frequentemente o atleta quando não é titular.
Além de Souza, Vinícius Lira, uma das promessas das categorias de base, está voltando às pressas para se juntar ao elenco principal, ele que estava no México disputando um torneio amistoso com a equipe sub-20. O jovem, de apenas 18 anos, já fez sua estreia pelo time principal no começo do ano e é visto como um talento promissor do clube.
Lira, inclusive, foi escalado como titular no jogo mais recente da equipe de base, na derrota para o Racing de Veracruz, na última terça-feira. Agora, ele terá a chance de ajudar o elenco na importante reta final do Brasileirão, que define o futuro do time na competição.
Quando aconteceu a lesão?
O problema de Escobar surgiu durante o empate contra o Internacional, na última segunda-feira. Aos 18 minutos da segunda etapa, o lateral argentino precisou ser substituído. Ele sentiu fortes dores na coxa e saiu para a entrada de Souza.
Logo após a partida, o técnico Juan Pablo Vojvoda havia confirmado a preocupação, dizendo que o jogador havia sentido um incômodo na musculatura. Exames confirmaram a gravidade e o tempo de recuperação, tirando Escobar da lista de opções para os próximos jogos.
Histórico de Lira no profissional
Vinícius Lira já teve momentos com o time de cima no início desta temporada. Na época, sob o comando do técnico Pedro Caixinha, o lateral entrou em campo durante o Campeonato Paulista, substituindo Souza, que estava se recuperando de um machucado.
Ele participou do jogo contra o São Bernardo e também atuou no clássico contra o São Paulo, além do empate contra o Novorizontino. Depois que Souza se recuperou totalmente, Lira voltou a atuar com o time sub-20 e foi um dos destaquesna conquista do título paulista da categoria, mostrando que está em boa forma. Sua única aparição no banco de reservas neste Brasileirão foi na partida contra o Bahia.
Apesar de a situação envolvendo Neymar (que ainda não sabe se poderá jogar) ser o assunto principal, o desfalque de Escobar é real e exige uma mudança imediata no plano do Santos. A volta de Lira deve dar um novo gás e mais opções para a equipe nas últimas três rodadas.