Brasileiro de 19 anos vence com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3 e quebra recorde de Nadal e Gasquet
Gabriella Souza Publicado em 08/04/2026, às 10h54
O tênis brasileiro viveu mais um dia histórico no saibro de Mônaco. João Fonseca, garantiu sua vaga nas oitavas de final do Masters 1000 de Monte Carlo nesta quarta-feira (8). Em uma partida de 2h32min, o carioca derrotou o francês Arthur Rinderknech (27º do ranking) por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3.
A vitória não foi apenas um avanço no torneio, mas a quebra de um longo jejum para o Brasil. O país não vencia uma partida na chave principal de Monte Carlo desde 2012, com Thomaz Bellucci. João agora tenta repetir o sucesso de Guga, que levantou o troféu no principado em 1999 e 2001. O atual número 40 do mundo mostrou que tem braço e cabeça para encarar os veteranos do circuito, salvando 10 dos 12 break points que enfrentou durante o jogo.
Aos 19 anos, João Fonseca é o jogador mais jovem a chegar às oitavas de final em Monte Carlo desde 2005, quando Rafael Nadal e Richard Gasquet alcançaram essa fase aos 18.
O jogo
Com um primeiro serviço muito eficiente, ele não deu chances para Rinderknech nos primeiros games e conseguiu uma quebra logo no quarto game, abrindo 4/1. O francês, porém, é conhecido por não desistir e reagiu no 7º game, devolvendo a quebra e empatando em 4/4. A decisão foi para o detalhe: no 12º game, Fonseca foi agressivo na devolução e aproveitou o segundo set point para fechar em 7/5 após 55 minutos.
No segundo set, o brasileiro sofreu para confirmar o primeiro serviço, em um game de 12 minutos onde salvou cinco break points. Mas a pressão do francês surtiu efeito no quinto game, quando João foi quebrado e viu Arthur abrir 4/2. Fonseca até tentou lutar no oitavo game, mas desperdiçou a chance de devolver a quebra. Rinderknech fechou em 6/4, empatando o duelo.
Fonseca abriu o terceiro set confirmando o saque sem sustos. A partir daí, o jogo virou uma guerra de nervos, com ambos confirmando os serviços até o 3/3. O momento da virada veio no oitavo game: João pressionou a rede, forçou o erro do francês e conseguiu a quebra crucial. Com 5/3 no placar, ele sacou para o jogo e, com maestria, fechou em 6/3.
Próximo desafio
Nas oitavas de final, João Fonseca vai enfrentar o italiano Matteo Berrettini. O ex-número 6 do mundo vive um momento bom já que nesta manhã, ele aplicou uma rara bicicleta (6/0 e 6/0) no russo Daniil Medvedev, atual top 10 e ex-líder do ranking. O confronto entre o carioca e o gigante italiano deve acontecer na quinta-feira (09).
O momento é ótimo para João também no ranking. Como ele defende poucos pontos até Roland Garros, cada vitória em Monte Carlo, Madri ou Roma pode catapultar o brasileiro rumo ao top 30 mundial.