Após passar por uma "geladeira" pela CBF por série de erros em jogos, Ramon vai apitar a segunda rodada do Brasileirão
Gabriella Souza Publicado em 10/02/2026, às 10h19
A CBF divulgou que a arbitragem da partida entre Athletico Paranaense será comandada por Ramon Abatti Abel. O confronto será na Ligga Arena nesta quinta-feira (12), às 19h.
O árbitro é marcado por erros em uma partida entre São Paulo x Palmeiras no Morumbis em 2025, que o levaram para uma suspensão de 40 dias e uma "geladeira" em partidas da Série B.
Erros no clássico
A atuação dele no Morumbis foi muito criticada, o São Paulo foi quem mais reclamou, apontando um pênalti claro que não foi marcado e uma expulsão ignorada pelo VAR. Depois desse episódio, Ramon passou a apitar jogos da Série B, mas os problemas continuaram.
Em uma partida da segunda divisão, ele chegou a sair de campo protegido pela polícia após dar muitos cartões e ser chamado de "ladrão" pelos jogadores. Por conta desses rolos, o STJD suspendeu o árbitro por 40 dias no final do ano passado. Ele só foi liberado para trabalhar novamente agora, no início de 2026.
Vida nova e jogos no exterior
Desde que pagou sua punição, Ramon Abatti Abel tem tentado recomeçar. Ele começou o ano apitando um jogo nos Emirados Árabes Unidos, a convite da federação de lá. O sindicato dos árbitros de Santa Catarina até comemorou o fato nas redes sociais, tratando a viagem como uma conquista para a arbitragem catarinense.
De volta ao Brasil, ele apitou algumas partidas pelo campeonato estadual de Santa Catarina, passando por estádios em cidades como Criciúma e Florianópolis. Apesar de estar na ativa, ainda não se sabe se a CBF vai dar novas chances para ele em jogos da elite do Brasileirão ou se ele vai continuar apenas nos torneios regionais.
Na última vez que ele esteve em uma partida importante da Série B, entre Athletic e Ferroviária, o juiz anulou gols e expulsou treinadores, saindo mais uma vez cercado por seguranças.