Clube Santista é penalizado por não quitar dívida com Arouca
Gabriella Souza Publicado em 19/02/2026, às 13h45
O Santos recebeu uma notícia ruim nesta quinta-feira com a confirmação de que está novamente impedido de registrar jogadores. O bloqueio, conhecido como "transfer ban", já aparece no site oficial da Fifa e aconteceu porque o clube não pagou o Arouca, de Portugal, pela compra do zagueiro João Basso. A situação, apurada pelo GE, travou a vida do Peixe, que não conseguiu inscrever o volante uruguaio Christian Oliva e agora está proibido de regularizar qualquer novo atleta.
Entenda o motivo do bloqueio
A confusão começou ainda em janeiro, quando a Corte Arbitral do Esporte confirmou que o time da Vila Belmiro deveria pagar a dívida. O prazo era de 45 dias para depositar pouco mais de 2,56 milhões de euros (aproximadamente R$ 15,3 milhões) para os portugueses. Como o depósito não foi feito dentro do período esperado pela entidade, o castigo veio de forma automática.
A notícia pegou a diretoria do Santos de surpresa. Nos bastidores, a cúpula santista acreditava que o prazo final para quitar o boleto era apenas no dia 26. Até agora, o clube não deu nenhuma declaração oficial, mas corre contra o tempo para resolver a pendência financeira e conseguir liberar seus atletas o quanto antes.
A situação de Christian Oliva e João Basso
Quem mais perde com isso no curto prazo é Christian Oliva. O meio-campista chegou recentemente ao CT Rei Pelé, já conheceu os novos companheiros e começou os treinos na última quarta-feira. Porém, enquanto o Santos não se acertar com a Fifa e com o Arouca, ele seguirá apenas treinando, sem poder entrar em campo em jogos oficiais.
Vale lembrar que João Basso, o motivo de todo esse imbróglio, foi contratado em 2023, ainda na gestão anterior. Ele participou da campanha que resultou no título da Série B e foi um dos jogadores que aceitou baixar o salário para ajudar o clube no momento difícil. Atualmente, ele perdeu espaço com o técnico Juan Pablo Vojvoda e tem ficado até fora do banco de reservas, enquanto nomes como Luan Peres e Adonis Frías seguem como titulares na defesa.