Peixe vive crise interna e busca a vitória em casa, enquanto Tricolor Paulista tenta manter o bom momento no campeonato
Gabriella Souza Publicado em 04/02/2026, às 10h18
Após a derrota no Paulista no último sábado (31), o Santos tem a oportunidade de entrar em campo e realizar uma espécie de "revanche" com o mesmo adversário quatro dias depois. Isso porque o Peixe vai enfrentar o São Paulo novamente, agora pelo Campeonato Brasileiro e na Vila Belmiro.
A partida é válida pela segunda rodada do Brasileirão, sendo o primeiro clássico na competição. O confronto tem início marcado para 20h no horário de Brasília.
Como vem os times
O Santos vive um momento complicado dentro e fora dos gramados. Em sete jogos neste início de ano, o clube venceu apenas um. O Peixe vem de duas derrotas no campeonato estadual, na derrota pelo São Paulo, e no nacional, na goleada da Chapecoense na primeira rodada.
Além disso, há uma crise externa. Os torcedores têm feito críticas para a diretoria, com alvos claros: o presidente Marcelo Teixeira e o executivo de futebol Alexandre Mattos, com direito de faixas de protestos em volta da Vila Belmiro.
Já o São Paulo, conseguiu reverter um início ruim nesta temporada e vive um bom momento no comando de Hernán Crespo. O Tricolor Paulista vem com duas vitórias seguidas, tanto no Paulista quando venceu o Santos, tanto quanto no Brasileiro vencendo o Flamengo, ambas as partidas no Morumbis.
Prováveis escalações
O provável Santos é: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Luan Peres (Zé Ivaldo) e Vinicius Lira; João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Barreal, Gabigol e Rony.
Vojvoda continua sem alguns nomes: Neymar voltou a treinar normalmente com o elenco, mas deve ser relacionado apenas na partida contra o Noroeste no próximo domingo (8), em Bauru; Thaciano iniciou transição física no gramado; Gustavo Henrique se recupera de uma lesão muscular no adutor da coxa direita; e Arão fora por uma cirurgia no cálculo renal.
Porém, Tiquinho Soares pode estar à disposição após se recuperar de uma lesão muscular na panturrilha esquerda e treinou com bola no CT Rei Pelé.
Provável escalação do São Paulo: Rafael, Alan Franco (Dória), Arboleda e Sabino; Maik (Cédric), Danielzinho, Bobadilla, Marcos Antônio (Pablo Maia) e Enzo Diaz; Luciano e Calleri.
O técnico argentino não vai poder contar com o atacante Ryan Francisco que está em processo de recuperação por uma reconstrução do ligamento cruzado e correção de lesão no menisco, e sem André Silva, que também se recupera de lesão no joelho no ligamento cruzado posterior e um estiramento no ligamento cruzado anterior.
Onde assistir
Arbitragem
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Árbitro Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)
Árbitro Assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Quarto árbitro: Murilo Tarrega Victor (SP)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)