Tobé destaca a necessidade de alinhamento entre município, Estado e União para fortalecer o Sistema Único de Saúde na região
Karina Faleiros Publicado em 22/05/2025, às 14h06
O assessor do Ministério da Saúde, Humberto Tobé, veio à cidade de Peruíbe nesta quinta-feira (22) com o objetivo de estreitar os laços do Ministério com os municípios da Baixada Santista e acompanhar de perto as políticas públicas de saúde na região.
Em entrevista exclusiva à Rádio CBN Santos, Tobé explicou a razão da visita, destacando que ela nasce de uma "proximidade". A ideia é que o Ministério da Saúde esteja mais perto dos gestores municipais e dos equipamentos de saúde, acompanhando de perto o funcionamento do SUS na Baixada Santista.
"Nós já temos uma relação a partir de Brasília. O ministro Padilha tem nos orientado a estar mais próximo dos gestores para fortalecer o SUS, e chegar mais perto da população", afirmou Tobé.
Peruíbe enfrenta há anos a ausência de uma maternidade pública, realidade que obriga as gestantes da cidade a buscarem atendimento em municípios vizinhos. Durante a visita, o assessor foi questionado sobre possíveis soluções para essa demanda e como pode atuar, junto ao governo federal, na interlocução com o Executivo municipal para viabilizar a instalação do serviço.
Segundo ele, o primeiro passo é entender a situação atual do município em relação ao tema. “É necessário saber se já existe um projeto elaborado pela administração, se ele foi aprovado, qual é o status junto ao Ministério da Saúde e se essa demanda está inserida na pactuação regional da política de saúde”, explicou.
Humberto destacou ainda que a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é compartilhada entre os entes federativos, o que exige alinhamento e cooperação entre município, Estado e União. “Nosso papel, neste momento, é ouvir as demandas, mapear as necessidades e acompanhar de perto, para então levar essa pauta ao ministro Padilha, assim que estivermos de volta a Brasília”, afirmou.
Confira a entrevista completa aqui.