Objetivo é minimizar impactos da obra para a população e discutir soluções para a mobilidade urbana
Karina Faleiros Publicado em 09/04/2025, às 11h09
O túnel imerso Santos-Guarujá segue como pauta principal entre a população da Baixada Santista. Em prol de minimizar impactos da obra para a população e discutir soluções para a mobilidade urbana, a prefeitura de Guarujá instituiu uma comissão para acompanhar o desenvolvimento e a construção do túnel.
O decreto nº 16.745 foi publicado na edição do sábado (5) do Diário Oficial da Cidade. O grupo é formado por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Coordenação Governamental e Assuntos Estratégicos, Planejamento Estratégico, Meio Ambiente e Segurança Climática, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Obras e Advocacia Geral do Município.
Além disso, a comissão terá que promover estudos e elaborar propostas sobre a implementação do equipamento viário no município.
As reuniões serão realizadas mensalmente e também poderão contar com a colaboração de representantes da sociedade civil organizada. Caso seja necessário, a Comissão convocará a participação popular por meio de audiência pública.
Os membros ganham autoridade para participar de reuniões sobre o túnel junto à Autoridade Portuária de Santos, governos estadual e federal, segundo o Costa Norte. Desta forma, a comissão levantará demandas para serem discutidas em âmbito municipal, buscando garantir que a população não seja prejudicada. A iniciativa deverá permanecer ativa até o término das obras, sempre com a finalidade de acompanhar cada etapa do processo até sua efetivação, contribuindo com sugestões que atendam o interesse público do município.