Polícia

CPFL encontra "gatos" em padarias, academias e mercados da Baixada Santista

Ações de fiscalização visam evitar sobrecarga na rede elétrica e garantir segurança para moradores

Após identificar fraudes, concessionária cobrará valores de energia não pagos pelos estabelecimentos - Divulgação / CPFL Piratininga

Redação Publicado em 28/01/2026, às 08h58

Comércios de diversos ramos foram flagrados com irregularidades na conta de luz durante uma operação recente para combater furtos e fraudes. Em Praia Grande, a equipe de fiscalização da CPFL Piratininga focou os esforços no bairro Vila das Caieiras. Ao todo, os técnicos visitaram 34 locais e encontraram problemas em 12 deles. A lista de estabelecimentos autuados é variada e inclui desde sorveteria e açougue até mercadinho, restaurante, adega e pizzaria.

Flagrantes em Santos

Já em Santos, a situação não foi diferente e três ações terminaram em flagrante. No bairro Gonzaga, os fiscais descobriram um fio cortado no sistema de medição de uma padaria, o que impedia a marcação correta do consumo. Ainda no mesmo bairro, uma pousada escondia um desvio de energia dentro da parede. Por conta disso, o responsável pelo local foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Outro caso aconteceu no Marapé, onde uma academia foi flagrada com o medidor adulterado, prática que é considerada crime.

Como funciona a cobrança

Após identificar as fraudes, as equipes da distribuidora de energia trabalharam para deixar tudo dentro da lei novamente, arrumando os medidores e as fiações. Agora, a concessionária vai fazer as contas de quanta energia foi usada sem ser paga durante o período da irregularidade. Todo esse valor acumulado será cobrado diretamente dos donos dos estabelecimentos que cometeram as fraudes.

Além do prejuízo financeiro com as multas e a cobrança dos atrasados, os responsáveis podem responder criminalmente. As ações de combate a esses "gatos" e manipulações nos aparelhos resultaram em prisões e boletins de ocorrência registrados pela polícia. O objetivo dessas fiscalizações constantes é evitar que as ligações clandestinas sobrecarreguem a rede e causem acidentes ou quedas de energia para os outros moradores que pagam suas contas em dia.

CPFL Piratininga Fiscalização cobrança Luz Irregularidade Fraudes Conta

Leia também