Estabelecimento já havia sido fechado, mas tentou operar clandestinamente
Redação Publicado em 25/06/2026, às 10h49
A tentativa de esvaziar os estoques de um ferro-velho clandestino que já havia sido fechado pelas autoridades terminou com um caminhão apreendido e novas sanções administrativas em Santos. O estabelecimento, que vinha sendo monitorado por operar de maneira ilegal e funcionar como possível destino de materiais roubados, foi flagrado descumprindo ordens de interdição ao tentar transferir suas mercadorias para outra cidade da região.
O flagrante aconteceu na última segunda-feira (22), durante as ações de saturação da Operação Pronta Resposta. Policiais militares patrulhavam as vias de acesso ao Morro São Bento quando notaram uma movimentação suspeita em um galpão que ostentava uma ordem oficial de embargo. Ao averiguarem a situação, os agentes constataram que funcionários do local carregavam fardos de sucatas e metais em um caminhão, violando diretamente a proibição administrativa que impedia qualquer tipo de atividade comercial ou transporte de bens no endereço.
Diante do descumprimento das regras, a corporação acionou equipes de apoio e fiscais da prefeitura para aplicar novas penalidades aos responsáveis pelo comércio e paralisar totalmente os trabalhos no perímetro.
Apreensão de caminhão e combate ao mercado da receptação
A força-tarefa integrada resultou no travamento da operação de esvaziamento do galpão e na aplicação de sanções imediatas:
Os setores de inteligência da segurança pública apontam que os ferros-velhos clandestinos funcionam como os principais compradores de fios de cobre, tampas de bueiro, portões e outros objetos provenientes de pequenos furtos urbanos, gerando prejuízos diários aos serviços públicos e ao comércio local. A Polícia Militar informou que manterá o cronograma de vistorias surpresa em todas as zonas da cidade para identificar novos pontos de receptação e interromper de forma definitiva as atividades desses comércios irregulares.