Polícia

Homem tenta fugir do BAEP e acaba preso com quase 2kg de drogas em São Vicente

Detido confessou estar vendendo drogas na Comunidade do Charmes e foi levado ao 2º DP de São Vicente para as devidas providências

A operação do 2º BAEP em São Vicente resultou na prisão de um homem e na apreensão de 1,7 kg de drogas, incluindo cocaína e crack - Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Redação Publicado em 13/02/2026, às 09h01

Uma ação ostensiva realizada por policiais militares do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) resultou em um prejuízo significativo para o crime organizado na Baixada Santista. Na última segunda-feira (9), um homem foi preso em flagrante sob a acusação de tráfico de drogas no interior da Comunidade do Charmes, localizada em São Vicente. A operação faz parte do esforço contínuo da corporação para sufocar os pontos de venda de entorpecentes em áreas de vulnerabilidade social.

A ocorrência teve início durante um patrulhamento tático de rotina pelas vielas da comunidade. A equipe do BAEP, treinada para atuar em situações de alto risco e em terrenos complexos, avistou um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação das viaturas e dos agentes fardados, o homem tentou empreender fuga, correndo pelas ruas do bairro na tentativa de despistar a fiscalização. No entanto, a tentativa foi frustrada pela agilidade dos policiais, que realizaram o cerco e conseguiram detê-lo poucos metros à frente.

O "kit" do tráfico

Durante a revista pessoal e uma varredura minuciosa no perímetro onde o suspeito foi abordado, os policiais encontraram uma grande quantidade de material ilícito, configurando o crime de tráfico. A mochila e os bolsos do detido escondiam uma verdadeira "loja de drogas": foram apreendidos R$ 1.085,00 em dinheiro trocado, quantia que indica a venda ativa de entorpecentes naquele dia, além de uma balança de precisão, utensílio fundamental para a pesagem e fracionamento das substâncias.

O volume de drogas impressionou pela variedade. Ao todo, foi contabilizado 1,708 kg de entorpecentes, divididos entre diversas porções de cocaína, pedras de crack e maconha, todas prontas para a comercialização no varejo. Além disso, a equipe localizou 19 frascos de lança-perfume, uma droga inalante popular em bailes funk, e cadernos com anotações manuscritas que detalhavam a contabilidade do tráfico, provando a organização do esquema. Dois aparelhos celulares também foram recolhidos e passarão por perícia.

Confissão e prisão

Ao ser questionado pelos policiais sobre a origem do material, o homem não ofereceu resistência e confessou o crime. Ele admitiu que estava atuando na venda de drogas na região da Comunidade do Charmes há cerca de duas semanas.

Diante das evidências materiais e da confissão verbal, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante delito. Ele foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, ao 2º Distrito Policial (DP) de São Vicente. Na delegacia, a autoridade de plantão ratificou a prisão, elaborando o boletim de ocorrência por tráfico de drogas. O homem permaneceu preso à disposição da Justiça, aguardando a audiência de custódia.

drogas baixada santista São Vicente tráfico prisão flagrante Baep entorpecentes

Leia também