Política

Ladrão de corrente é preso após reação de vítima e ajuda de populares em Bertioga

Após o roubo, a Guarda Civil Municipal chegou rapidamente ao local e controlou a situação

A rápida ação da população impediu que o ladrão fugisse - Imagem: Reprodução

Gabriella Souza Publicado em 23/11/2025, às 18h20

Um caso de roubo terminou com a prisão em flagrante de um jovem de 21 anos, em Bertioga. A ação foi rápida e só teve sucesso graças à coragem da vítima e à ajuda de várias pessoas que passavam pelo local. O rapaz tentou levar uma joia de ouro, mas acabou imobilizado pela população até a chegada da Guarda Civil Municipal (GCM).

Ataque na orla

O crime aconteceu em uma movimentada avenida de Bertioga, a Tomé de Souza, no bairro Vista Linda. A vítima, um homem de 35 anos, estava andando na orla da praia junto com duas amigas quando foi surpreendido pelo suspeito.

Segundo os detalhes passados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), o criminoso usou uma tática violenta para abordar o grupo. Ele simplesmente jogou sua bicicleta na direção das pessoas para criar confusão e, logo em seguida, atacou o homem, puxando com força a corrente e uma pulseira, ambas de ouro.

A pulseira, que vale cerca de R$ 3 mil, foi recuperada pela própria vítima. Já a corrente não foi encontrada.

Reação imediata 

O que o assaltante não esperava era que a vítima fosse reagir e que a população local fosse se unir rapidamente para ajudar.

O homem agredido conseguiu lutar contra o ladrão e, com o apoio de quem estava por perto, o suspeito foi contido no chão. Graças a essa atitude de cooperação, o jovem não conseguiu escapar. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram claramente o momento em que o criminoso está sendo segurado pelos populares.

A Prefeitura de Bertioga confirmou que a Guarda Civil recebeu o chamado sobre a ocorrência por volta das 18h40 da última sexta-feira (21). Os agentes chegaram ao local, assumiram o controle da situação e coletaram o depoimento da vítima.

Após a confusão, todas as pessoas envolvidas foram levadas primeiro ao pronto-socorro para receber atendimento médico, e depois encaminhadas para a delegacia. A polícia registrou o caso como roubo na Delegacia Sede de Bertioga.

O fato de a vítima e os populares terem agido juntos para impedir a fuga do bandido destaca a importância da união e da atenção mútua na segurança das ruas.

roubo prisão Bertioga população Ataque orla

Leia também