Polícia

Ladrões são presos com mais de uma tonelada de fios de cobre do Porto de Santos

Equipe do Baep intercepta embarcações com os materiais furtados no Rio Cubatão

Fios de cobre foram furtados de terminal em Santos - Imagem: Reprodução

Gabriella Souza Publicado em 02/12/2025, às 10h45

Uma equipe do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) conseguiu frustrar um roubo de grandes proporções no Porto de Santos, recuperando mais de uma tonelada de fios de cobre. A ação aconteceu no último domingo (30), quando policiais que faziam uma ronda pelo Rio Cubatão viram duas pequenas embarcações carregadas com o material perto da Vila dos Criadores.

O patrulhamento foi crucial para dar um fim à atividade criminosa. As guarnições agiram rápido e conseguiram interceptar os barcos. No total, foram apreendidos impressionantes 1.170 quilos de fios de cobre e duas pessoas foram presas no local. O prejuízo evitado ao terminal portuário foi significativo, dado o alto valor comercial do cobre.

Fuga e a identificação da origem

Apesar da prisão da dupla, outros envolvidos no esquema conseguiram escapar. Ao perceberem a aproximação da polícia, parte dos criminosos pulou dos barcos e fugiu pela área de mangue, dificultando o cerco policial.

Logo após a apreensão, as equipes entraram em contato com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Foi confirmado que a enorme quantidade de fios tinha sido levada de forma ilegal de um terminal localizado na região do bairro Alemoa, em Santos.

O furto de metais, especialmente o cobre, tem se tornado um problema sério, causando danos à infraestrutura e grandes perdas financeiras em empresas da região.

Os dois homens detidos foram levados diretamente para a delegacia da Polícia Federal (PF) em Santos. Lá, a ocorrência foi registrada como furto qualificado, um tipo de crime que carrega um peso maior na lei por ter sido cometido em grupo e com o uso de meios para levar a carga.

Além das prisões, as embarcações usadas para transportar o material também foram apreendidas pela CPSP. Para complicar ainda mais a situação dos suspeitos, a Capitania dos Portos informou que apenas um dos barcos estava com a documentação em ordem, o que configura mais uma infração.

A polícia agora segue em busca dos outros criminosos que conseguiram fugir e que também participaram do furto.

Santos Cubatão roubo Porto cobre Baep Fios

Leia também