Reinaldo Polito Publicado em 08/11/2024, às 11h39
Nem sempre falar com objetividade significa falar pouco. Objetividade é a capacidade de comunicar exatamente o que precisamos e atingir nosso objetivo no menor tempo possível. Aqui estão algumas dicas importantes para tornar sua fala mais concisa:
1 Defina o foco do assunto. Em geral, os temas são abrangentes e compostos de várias vertentes. Para ser objetivo, identifique o aspecto mais relevante para sua exposição e mantenha o foco nele. Quanto mais preciso for na delimitação do tema, mais enxuta será sua exposição.
2 Escolha os argumentos-chave. Ser objetivo requer selecionar apenas os argumentos mais sólidos e relevantes, deixando de lado os frágeis ou desnecessários. A quantidade de argumentos nem sempre define o sucesso de uma apresentação; o importante é que sejam consistentes.
3 Evite repetir argumentos. Mesmo que um ponto pareça importante, resista ao impulso de repeti-lo várias vezes. Repetições podem enfraquecer sua linha de raciocínio e passar a impressão de prolixidade. É comum nos "apaixonarmos" por determinado argumento e repeti-lo à exaustão, o que pode, paradoxalmente, desgastá-lo.
4 Apresente o tema de cara. Logo no início, revele o tema e a conclusão que pretende alcançar. Guardar segredos para o final pode transmitir falta de clareza; quanto antes o público souber aonde você quer chegar, melhor.
5 Explique o problema. Em uma ou duas frases, apresente de forma clara o problema a ser abordado. Caso o público esteja entrando em contato com o tema pela primeira vez, ofereça um breve contexto — o suficiente para instruir as pessoas sobre o assunto que será desenvolvido.
6 Apresente a solução de forma direta. Após expor o problema, vá direto à solução, sem rodeios. Evite divagações e concentre-se nos argumentos principais. Não subestime a inteligência do público repetindo a solução como se as pessoas tivessem dificuldade para entender.
7 Utilize exemplos concretos. Ao esclarecer sua solução, use exemplos práticos, preferencialmente da vida corporativa. Histórias reais passam credibilidade, reforçam a argumentação e enfatizam a objetividade. Fábulas e parábolas, por outro lado, podem parecer menos diretas. Se o fato já for conhecido dos ouvintes, para ser mais objetivo ainda, bastará mencionar o episódio, como, por exemplo: “É uma situação semelhante a que enfrentamos durante a pandemia’.
8 Seja breve na introdução. Um simples agradecimento ao público ou ao convite para falar já é um bom começo. Para transmitir que será breve, deixe claro logo de início que sua exposição será direta. Mostre que a brevidade é em benefício dos ouvintes, seja porque possam estar cansados ou precisem atender a outros compromissos.
9 Finalize de forma direta. Ao encerrar a apresentação, evite retomar pontos já abordados. Vá direto ao fechamento. Frases como “Espero que…” são um ótimo gancho para pedir a reflexão ou ação do público.
10 Aparência de objetividade conta. Ser objetivo é fundamental, mas parecer objetivo é igualmente importante. Concentre-se em alcançar o que deseja no menor tempo possível, mesmo que isso exija falar um pouco mais para deixar claro e evitar ambiguidades.
Dica extra. Siga a velha máxima da concisão: onde puder usar uma palavra, jamais use duas. E sempre que possível, "garimpe" o termo ideal para expressar uma ideia com precisão, evitando a necessidade de explicações adicionais. Assim, a mensagem será clara e autossuficiente.
Onda de calor e trânsito: motoristas enfrentam caos para chegar ao litoral de SP
Os apoios recebidos por Lula na crise com Israel mais atrapalham que ajudam
Escola de Bailado Municipal fará apresentação de fim de ano em Santos; veja as datas
Cobra venenosa surpreende moradores e é resgatada no litoral paulista
Quadrilha do ‘falso frete’ é desmantelada em SP após roubo e cárcere privado
Cobra venenosa surpreende moradores e é resgatada no litoral paulista
Quase 90 crianças e adolescentes ficam órfãs anualmente em Santos, aponta estudo
Associação Comercial de Santos promove entrega oficial das propostas do CONDESAN ao prefeito de Santos
Onda de calor e trânsito: motoristas enfrentam caos para chegar ao litoral de SP
Escolha de Pelé por cemitério vertical surpreende, entenda