Apresentação beneficente em Santos traz sonoridades milenares da Armênia com renda revertida para assistência humanitária

Redação Publicado em 26/08/2026, às 08h02
O Centro Histórico de Santos será palco de um encontro internacional de arte e solidariedade no próximo sábado (29), às 20h, com a realização do concerto beneficente Pela Paz Mundial. Dedicado à celebração da milenar tradição musical da Armênia, o espetáculo acontece no Teatro do Centro Cultural Português, reunindo no mesmo palco dois virtuoses do país eurasiático: o maestro Gagik Gasparyan, mestre do duduk, e a instrumentista Hasmik Leyloyan, solista de canon.
Toda a receita obtida com a comercialização das entradas será destinada ao custeio de programas humanitários, suporte educacional e acolhimento de crianças que ficaram órfãs em razão de conflitos armados na Armênia. A iniciativa é promovida pela ONG Associação Armênia Fedainer FC, entidade sociocultural que atua na difusão e preservação das tradições armênias no Brasil.
Instrumentos milenares e patrimônio da humanidade
O repertório do concerto conduzirá os espectadores pelas raízes sonoras do Cáucaso por meio de instrumentos típicos. O duduk, executado por Gagik Gasparyan e esculpido a partir da madeira de damasqueiro, é reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade por seu timbre aveludado e expressivo. Ao seu lado, Hasmik Leyloyan apresentará a sonoridade harmônica do canon, instrumento de cordas dedilhadas considerado a alma da música clássica e folclórica da Armênia.
Os ingressos para o lote solidário custam R$ 80 e já podem ser adquiridos pela internet na plataforma digital Sympla. O Centro Cultural Português fica na Rua Amador Bueno, número 188, no Centro de Santos.
Leia também

Santista desaparecida tinha enviado mensagem à amiga antes de sumir

Museu Pelé recebe camisa histórica de Zito e placas das Copas de 58, 62 e 70 da CBF

Garoto de 11 anos morre após sofrer contusão na cabeça em escola de Bertioga

Santos inicia pavimentação da Rua Ana Santos na Zona Noroeste no começo de agosto

Brasil abre inscrições para alistamento militar feminino

Barco movido a energia solar passa a oferecer atividades educativas e passeios em Cubatão

Estreia de Pelé pelo Santos e primeiro gol com a camisa alvinegra completam 70 anos

Lula participa do 7 de Setembro ao lado de chefes dos Três Poderes em Brasília

Motorista suspeito de matar ciclista bate em carro durante fuga em São Vicente

Homem é preso após tentativa de fuga e carro adulterado ser identificado em Santos