Natal

Natal Criativo reúne atrações no Centro Histórico de Santos; celebrações começam nesta sexta

A terceira edição promete reunir tanto moradores quanto visitantes no Centro Histórico de Santos

Natal Criativo reúne atrações no Centro Histórico de Santos; celebrações começam nesta sexta - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Natal Criativo reúne atrações no Centro Histórico de Santos; celebrações começam nesta sexta - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 01/12/2023, às 09h00 - Atualizado às 09h55


A partir desta sexta-feira (01), a terceira edição do Natal Inovador promete reunir tanto moradores quanto visitantes no Centro Histórico de Santos, estendendo-se até o dia 23 de dezembro.

De acordo com informações da Prefeitura, as atividades serão distribuídas pela Praça Mauá, boulevard da Rua XV de Novembro, Casa da Frontaria Azulejada e Valongo. Os eventos ocorrerão nos dias 01 a 03 e de 07 a 10. A partir do dia 14 até o dia 23, as atrações serão diárias, sempre das 18h às 22h.

Decorada com a Vila de Natal para receber Papai Noele Mamãe Noel, a Praça Mauá, que abriga uma grande e iluminada Árvore de Natal, iniciará suas atividades às 18h com apresentações do Coral de Natal. Este último também se apresentará nos dias 02, 03, 09, 10, 16, 17 e 23.

Juntamente com a tradicional Projeção Mapeada, a escadaria do Palácio José Bonifácio, sede do Executivo municipal, terá apresentações de balé às 21h10 nos dias 01, 08, 15 e 22.

A programação musical variada está agendada entre 18h e 22h, com opções de gastronomia e cervejaria artesanal para o público.

A projeção mapeada já é uma tradição e é uma das grandes atrações do Natal Inovador. Neste ano, entretanto, a projeção na fachada do Paço Municipal terá um toque especial de Santos.

O espetáculo de imagens e luzes explora em alta resolução a riqueza arquitetônica do Paço com a tecnologia do vídeo mapping. Com aproximadamente sete minutos de duração, o vídeo retrata a jornada de Papai Noel para entregar os presentes, desde o recebimento das cartas no Polo Norte.

O ponto alto da projeção é a inclusão de inúmeras imagens icônicas de Santos, de diversas regiões, como pontos turísticos, que certamente emocionarão moradores e visitantes.

As apresentações, que acontecerão de 01 a 03, 07 a 10 e 14 a 23 de dezembro, sempre das 19h às 22h30. A produção do roteiro, criação e finalização do conteúdo foram realizadas por VJ Spetto, a convite da On Projeções.

Ainda, com personagens natalinos encantadores para a criançada, o Bonde de Natal partirá da Estação do Valongo entre os dias 01 e 03, de 07 a 10 e de 14 a 23, das 18h às 21h30, a cada 30 minutos. A meia-entrada será válida para todos.

Uma novidade nesta edição do evento será o passeio ciclístico Pedal Natalino, marcado para o dia 07. A concentração está agendada para as 19h30 na Praça do Surfista, na Pompeia, e a saída prevista para as 20h. Não é necessário fazer inscrição.cA organização pede que os amantes de bicicletas enfeitem suas bikes e sugere que os participantes usem roupas natalinas.

O Pedal Natalino percorrerá as avenidas Presidente Wilson, Ana Costa, Rangel Pestana e São Francisco, seguindo pela Rua Dom Pedro II até chegar à Praça Mauá. A ação é uma realização da Prefeitura em parceria com a Pedal ZN Bikers e Associação Santista de Ciclistas, Cicloviagens e Eventos (ASCCE).

Uma das atrações mais comoventes do Natal Inovador está de volta à Casa da Frontaria Azulejada, retratando a celebração do nascimento de Jesus.]

Os passageiros da linha turística do bonde e aqueles que circulam pela Rua do Comércio serão encantados pela encenação do momento sagrado, interpretada por atores que desempenham os papéis de menino Jesus ao lado de Maria e José, além dos três reis magos Gaspar, Baltazar e Belchior, e um anjo. A música 'Romaria', na voz de Elis Regina, dá um toque especial ao espetáculo.

A apresentação, que conta com uma equipe de aproximadamente 10 pessoas, entre atores e outros membros, ocorrerá a cada 30 minutos durante todo o evento, entre os dias 01 e 03, de 07 a 10 e de 14 a 23, das 18h às 22h.

Realizado pela Tescom Escola de Teatro em parceria com a equipe Plataforma, o evento inclui cenografia e bonecos de Mauriomar Cid. A direção é de Pedro Norato e Jair Moreira.

Compartilhe