Shiro Suzuki (Nagasaki), destaca que a cidade se desenvolveu graças ao seu Porto, assim como Santos

Karina Faleiros Publicado em 27/09/2023, às 10h13
Nesta terça-feira (26), os laços culturais entre Santos e Nagasaki (Japão) foram renovados, com assinatura de termo de renovação da irmanação entre as duas cidades.
A comitiva da cidade japonesa visitou o Palácio Joé Bonifácio, sede do Executivo Santista, no Centro Histórico, e autoridades dos dois municípios ressaltaram os vínculos históricos e econômicos entre as duas cidades.
Segundo a Prefeitura, o documento foi assinado pelos prefeitos Rogério Santos (Santos) e Shiro Suzuki (Nagasaki). Rogério ressaltou que a exportação da produção de café, teve papel importante para o desenvolvimento do Brasil, e que um dos 13 bondes que temos aqui, vieram de Nagasaki.
“A geminação com Nagasaki é motivo de orgulho para quem vive em Santos, onde a cultura da paz é muito destacada. Temos o maior acervo de bondes da América Latina”, citou.
Porto de Santos
Shiro Suzuki, destacou que Nagasaki, assim como Santos, também se desenvolveu graças ao Porto, e que teve também a sua força, graças à fabricação de navios. Outro elo entre os dois municípios, foi a ligação que Nagasaki teve com Portugal, em sua estratégia de comércio internacional.
Na solenidade, Shiro reiterou o pedido para que Santos participe, no próximo ano, da reunião geral da Rede Internacional Prefeitos pela Paz, que será realizada em Nagasaki.
Por fim, a cerimônia na Sala Princesa Isabel, terminou com o prefeito de Nagasaki ensinando os participantes do evento, que também contou com a presença de alunos da rede pública municipal, a fazerem um tsuru, pássaro feito de origami (técnica de dobrar papel), que simboliza a paz.
Leia também

Atividade econômica brasileira cresce 0,2% em agosto, sinalizando leve recuperação

Ana Costa Saúde investe R$ 10,5 milhões e inaugura nova unidade no Boqueirão, em Praia Grande

Atendente do IML de Santos é preso acusado de transferir dinheiro de celular de morto

Centro Paula Souza afasta professor da Etec de Cubatão após denúncia de assédio sexual

Promotor nascido em Santos assume vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo

Expectativa para a Copa do Mundo impulsiona transporte de televisores e amplia movimentação no Porto de Santos

Ana Costa Saúde investe R$ 10,5 milhões e inaugura nova unidade no Boqueirão, em Praia Grande

Autoridade Portuária abre licitação para gestão do Complexo de Itatinga com previsão de R$ 200 milhões em investimentos

Vereador afastado em investigação sobre repasses de salários é condenado a mais de 33 anos de prisão em Iguape

Promotor nascido em Santos assume vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo