Casa própria

500 famílias realizam sonho de possuir sua casa própria em Santos

Nesta segunda-feira (3) de manhã, as chaves serão entregues aos moradores

O início da formalização aconteceu no Ginásio Dale Coutinho, na Zona Noroeste, e contou com a presença do prefeito Rogério Santos e o deputado Paulo Alexandre Barbosa - Imagem: reprodução redes sociais
O início da formalização aconteceu no Ginásio Dale Coutinho, na Zona Noroeste, e contou com a presença do prefeito Rogério Santos e o deputado Paulo Alexandre Barbosa - Imagem: reprodução redes sociais

Karina Faleiros Publicado em 03/07/2023, às 09h58


­Neste sábado (1), 520 famílias do Dique da Vila Gilda e São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, assinaram o contrato que garante a moradia da casa própria.

São 1.120 famílias que viverão no conjunto Tancredo Neves 3, localizado no bairro Cidade Náutica, em São Vicente. Este empreendimento está incluído no Programa Minha Casa, Minha Vida, portanto, ficarão isentos do financiamento habitacional.

O processo de contrato ocorrerá em etapas. O início da formalização foi concentrada no Ginásio Dale Coutinho, na Zona Noroeste, na parte da manhã, com a presença do prefeito Rogério Santos e do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.

Profissionais da Cohab e Caixa estavam no atendimento, e as demais famílias vão se apresentar ao longo das próximas semanas, segundo informações da Prefeitura de Santos.

Realização

O casal Ana Caroline dos Santos Neves Baraçal, 27 anos, e Rafael das Neves Baraçal, 33 anos, foi o primeiro a assinar as 13 páginas que oficializam o início de uma nova vida com seus filhos, Anna Liz, de 1 ano e seis meses, e David Lucca, 9 anos.

“É muita alegria. Depois de tanta expectativa, assinar esses papéis e dizer: ‘é nosso’. Estou com 27 anos e conquistei a minha casa própria. Quem diria? Daqui para frente é vida nova, é só vitória”, destaca Ana Caroline.

Seu marido também expressou muita satisfação de ter um novo endereço que vai representar um recomeço e a certeza de um futuro melhor para os filhos. “É uma mudança extraordinária, porque estamos saindo de uma situação de palafita e indo para uma casa com estrutura. É uma oportunidade de melhoria de vida que está sendo dada para gente e para toda a comunidade”, diz Rafael.

A santista, Lidiane Ramos de Almeida, cita que 1° de julho é uma data especial, pois é seu aniversário. Mas este dia e os 32 anos ficarão marcados na memória dela, de seu marido, o pintor Emerson Vieira Duarte, 33 anos, e de seus filhos, Kayke, 11 anos, Ryhanna, 6 anos.

Eles chegaram bem cedo, viram letrinha por letrinha, o contrato da tão sonhada casa própria. “Quando me avisaram, só chorava de emoção. Achei que nem ia conseguir dormir. Este é um sonho que nunca imaginei se transformar em presente de aniversário. Fiquei super feliz porque é o futuro dos meus filhos. Vamos para um lugar digno e que é nosso”, relata Lidiane.

Entrega oficial

Nesta segunda-feira (3) de manhã, as chaves serão entregues aos moradores. Este é o maior empreendimento habitacional de Santos dos últimos 40 anos, o conjunto Tancredo Neves foi construído em terreno cedido pela Cohab-Santista e servirá de moradia para as famílias que vivem em áreas de palafitas. Elas começam a mudar a partir do dia 5, de maneira programada.

“É humanamente impossível mudar todas as famílias ao mesmo tempo, até por questão de logística e segurança. Então está tudo programado, com cronograma que tem data e horário. Então, houve todo um planejamento para que isso ocorra da melhor forma possível”, explica o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado.

O prefeito da cidade, Rogério Satos, destacou a continuidade e o empenho de seus antecessores para que este momento se concretizasse. E ressaltou que, além dessas 1.120 moradias, há mais de 1.100 em execução. Ao todo, serão mais de 2,2 mil unidades exclusivas para o Dique da Vila Gilda e São Manoel.

“É um projeto de dez anos. Começou com o ex-prefeito João Paulo Papa, depois com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e, com o apoio do ex-deputado Beto Mansur, passando o projeto para o Minha Casa, Minha Vida, o que garantiu que a gente consiga entregar as moradias a custo zero. Além da parceria com o Estado, demonstrando que, quando o Município e os governos do Estado e Federal estão unidos, a gente consegue fazer a vida das pessoas muito melhor”, finaliza o prefeito.

É um momento histórico, segundo o deputado Paulo Alexandre Barbosa. “O sonho da casa própria aqui tem uma característica especial, que é o fato de tirar essas famílias das palafitas. Elas agora vão morar em apartamentos com toda a infraestrutura, área de lazer, churrasqueira. Então, é muito bom ver o sorriso dessas pessoas.”

Compartilhe