O Desafio Aquático contou com um percurso de 1500 metros com largada e chegada no mar

Manoela Cardozo Publicado em 31/01/2024, às 08h24
No último sábado (27), como parte das celebrações do 478º aniversário de Santos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Semes), promoveu a 9ª edição da Prova Aquática Cidade de Santos.
De acordo com informações da Prefeitura, cerca de 400 atletas de diversas faixas etárias participaram do evento, enfrentando um percurso de 1500 metros com largada e chegada no mar, em frente à Praça das Bandeiras, no Gonzaga.
A vencedora na categoria feminina foi Anna Beatriz Costa Machado, de 18 anos, uma campeã nas piscinas que fez sua estreia bem-sucedida no ambiente marítimo.
“A primeira vez que participei da prova foi em 2018. É a minha segunda vez aqui, já sou campeã brasileira na piscina e foi uma experiência muito boa nadar aqui nesse mar e conseguir a vitória”, explicou.
Italo Bressani da Costa, 19 anos, conquistou o primeiro lugar e celebrou o êxito de sua estratégia: “Hoje, se eu não me engano, foi a 5ª vez que eu participei da competição, já ocupei vários lugares do pódio, mas fazia um tempo que eu não ficava em primeiro lugar. Treinei bastante e vim pra nadar e ganhar. Executei a prova perfeitamente do começo ao fim e liderei a prova inteira. Hoje é só alegria”.
Roberto de Moura Júnior, supervisor de produção de 65 anos, expressava felicidade. “Já é a terceira edição da Prova Aquática Cidade de Santos, e é uma maravilha estar aqui com esse dia bonito e o mar tranquilo. É muito bom nadar, praticar esportes, mas estar aqui é mais do que isso, além do esporte a gente encontra vários amigos, a gente vem pela alegria, para se divertir. Aqui não tem inimigos, nós temos adversários”, disse.
O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, destacou a relevância da prova: “Santos tem uma bela história, não só na realização de competições em mar aberto, mas também na revelação de grandes nomes da natação brasileira, como a medalhista olímpica Ana Marcela Cunha e o recordista mundial Nicholas Santos. Essa prova é sempre realizada no aniversário da Cidade e marca essa relação bonita de Santos com o esporte”.
Masculino
1-) Italo Bressani da Costa
2-) Daniel Rezende Fidelis
3-) Gabriel Santos Pódio
Feminino
1-) Anna Beatriz Costa Machado
2-) Sofia Cordeiro Silva
3-) Vitória Lovatel
Leia também

Cristina Wiazowski é eleita prefeita de Mongaguá com 66,33% dos votos

Aposta registrada em Praia Grande acerta cinco dezenas da Mega-Sena e rende prêmio superior a R$ 30 mil

Michelle se transformou em cabo eleitoral de Lula?

Nova técnica com efeito de até 4 meses reforça combate ao Aedes aegypti em Praia Grande

Felipe Bernardo desponta como favorito para presidir o Condesb nesta sexta-feira

Guarda-vidas tenta percorrer 195 quilômetros em esteira manual para buscar recorde mundial em Praia Grande

Família Neymar expande investimentos e consolida atuação em diferentes setores da economia

CultSP Pro abre inscrições para 17 cursos gratuitos de formação cultural na Baixada Santista

Projeto propõe proibição do consumo de cigarros na faixa de areia das praias de Santos

Aluna de 11 anos denuncia agressão dentro de escola municipal de Praia Grande; caso é investigado