Decisão polêmica de pênalti e gol salvador de Dudu marcam o confronto entre Atlético-MG e Independiente del Valle.

Jorge Simonsen Publicado em 21/10/2025, às 23h46
Em um jogo de emoções intensas e decisões controversas da arbitragem, o Atlético-MG arrancou um empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle, nesta terça-feira (21), fora de casa, na altitude, pela partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O gol salvador saiu já nos acréscimos do segundo tempo, com Dudu balançando as redes pela primeira vez com a camisa do Galo.
O duelo começou quente logo no primeiro minuto, quando Bernard cruzou com perigo, mas a bola passou forte demais por Rony, que não conseguiu completar. O Atlético tentou explorar os contra-ataques durante os primeiros 45 minutos, mas foi contido pela marcação intensa do time equatoriano.
Aos 6 minutos, surgiu o lance mais controverso da partida: após lançamento longo do zagueiro Schunke, o ponta Mercado recebeu, conduziu e chutou o zagueiro Ruan Tressoldi. Para surpresa de quem estava assistindo, o árbitro marcou pênalti e ainda aplicou cartão amarelo ao defensor do Galo, mesmo após revisar o lance no VAR. Uma decisão bastante contestada, vista como absurda e injustificável por jogadores e comissão técnica. Sornoza bateu com categoria, no canto superior esquerdo, sem chance para Everson, e abriu o placar para o Del Valle.

Mesmo atrás no placar, o Galo não se entregou. Scarpa arriscou de fora e, no rebote, Bernard tentou completar, mas o goleiro Villar apareceu bem. Aos 25, após cobrança de escanteio, Gabriel Menino pegou a sobra, mas finalizou por cima. O Del Valle quase ampliou aos 30, quando Spinelli testou firme e obrigou Everson a fazer grande defesa após desvio perigoso.
Mercado, um dos destaques do time da casa, seguiu levando perigo em chutes de média distância, enquanto Bernard respondeu pelo lado atleticano com boas jogadas individuais uma delas quase resultando no empate ainda no primeiro tempo.
No intervalo, o técnico Jorge Sampaoli promoveu a entrada de Natanael no lugar de Gabriel Menino, tentando dar mais equilíbrio ao time. E, ao longo do segundo tempo, fez mudanças que mudaram o rumo da partida: Hulk entrou no lugar de Rony e Dudu substituiu Bernard. As alterações deram nova dinâmica ao ataque, com mais movimentação e presença na área adversária.
O Atlético passou a ocupar mais o campo ofensivo e, embora o Del Valle ainda tenha arriscado de longe, o Galo cresceu na partida. Bernard teve uma última chance antes de sair, após boa jogada de Scarpa, mas Villar segurou.
Nos acréscimos, veio o gol que mudou o rumo do confronto. Dudu tabelou com Hulk, recebeu de volta e finalizou com precisão, estufando a rede. Foi o primeiro gol de Dudu com a camisa atleticana e foi essencial para deixar o Galo vivo no jogo.
A decisão da vaga na final será em Belo Horizonte, no Mineirão. Com o empate fora de casa, o Atlético-MG pode avançar com uma vitória simples diante da torcida. O clima promete ser de casa cheia e pressão total.
Leia também

O Sudeste e o desafio de transformar força política em desenvolvimento e segurança energética

Pátio regulador: cobrança ilegal é denunciada pelo Sindgran e vai parar no MPF

Com estrutura três vezes maior, futuro complexo de saúde animal de Bertioga entra em nova fase de fundações

Laudo aponta excesso de velocidade em acidente que matou ciclista carbonizado em Praia Grande

Mudanças nas pesquisas eleitorais: o que está acontecendo?

Tartaruga-gigante ameaçada de extinção é encontrada morta em Ilha Comprida; causa não foi identificada

Homem de 69 anos morre após sofrer infarto durante perseguição a suspeito de furto em Praia Grande

Analista de sistemas desaparece após golpe de R$ 24 mil e viagem ao litoral de SP

Jovens são presos após roubo de celular em ponto de ônibus no Centro de Santos

Motociclista de 45 anos morre após ser atingido por carreta na Anchieta; motorista fugiu