Brasileiro vence Alejandro Tabilo pela primeira vez, e já aparece como o 31º do ranking

Gabriella Souza Publicado em 14/04/2026, às 11h03
João Fonseca começou sua caminhada no ATP 500 de Munique com uma vitória. Nesta terça-feira, o brasileiro de 19 anos superou o chileno Alejandro Tabilo, seu algoz no ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro. Desta vez, o número 35 do mundo não deu chances para o azar e despachou o 45º do ranking em sets diretos, parciais de 7/6 (1) e 6/3, para garantir sua vaga nas oitavas de final no saibro alemão.
Vindo da melhor campanha da carreira em Masters 1.000, ao atingir as quartas em Monte Carlo, Fonseca buscava a revanche contra um adversário difícil. Tabilo levava a melhor no retrospecto, tendo vencido o brasileiro nos dois confrontos anteriores (Bucareste 2024 e Buenos Aires 2026), mas perdeu a hegemonia na estreia em Munique.
Desde 2019, com Thiago Monteiro, um brasileiro não vencia no ATP de Munique.
O jogo
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio e bolas longas de ambos os lados. Adaptando-se ao saibro mais lento e ao frio da Alemanha, Tabilo conseguiu a primeira quebra de serviço logo no terceiro game. Fonseca reagiu rápido e devolveu a quebra na sequência, empatando em 2/2. A parcial seguiu sem novos sustos até o tie-break, onde o brasileiro foi melhor. Aproveitando erros não forçados do chileno, João dominou o game de desempate e fechou em 7/6 (1).
No segundo set, o jogo continuou aberto e com várias oportunidades para os dois lados. Fonseca desperdiçou três chances de quebra no quinto game, enquanto Tabilo não aproveitou duas no sexto. A definição veio no sétimo game com um duplo break, o brasileiro contou com um erro do rival para fazer 4/3. Fonseca manteve o ritmo, conseguiu um novo break point no nono game e selou a vitória por 6/3 no segundo match point.
De olho no ranking e nas oitavas
Com o triunfo na estreia, ele já sobe quatro posições no ranking provisório, ocupando o 31º lugar. Caso conquiste o título inédito na Alemanha, o brasileiro pode dar um salto ainda maior e figurar na 25ª colocação do mundo.
O próximo desafio é contra Arthur Rinderknech, cabeça de chave número 7 do torneio. O reencontro acontece apenas uma semana após o brasileiro eliminar o francês em Monte Carlo. O duelo está previsto para esta quarta-feira, ainda sem horário definido.
Leia também

Retomada de apuração contra prefeito de Rio Preto provoca crise política nos bastidores

Dicas de segurança para manter as praias da Baixada Santista seguras

Curso online para falar bem é um novo olhar sobre a oratória

Cristo ensaiou o Sermão da Montanha e ficou nervoso antes de se apresentar?

Roxo de inveja, vermelho de vergonha

Policiais do 21º BPM/I foram atacados duas vezes por traficantes no bairro Santa Rosa

Cubatão sedia maior festival de dança da região com R$ 50 mil em prêmios no Teatro Zanzalá

Projeto de acessos ao túnel Santos-Guarujá vira alvo de impasse entre Porto e Governo de SP

Festival SanduCará movimenta padarias da Baixada Santista com receitas criativas à base de pão de cará

Retomada de apuração contra prefeito de Rio Preto provoca crise política nos bastidores