Portuguesa Santista

Embaixo de chuva, Briosa é derrotada pelo Paulista e perde invencibilidade

No próximo sábado, a Portuguesa Santista busca a recuperação contra o Desportivo Brasil

A forte chuva em Jundiaí resultou na derrota da Portuguesa Santista por 2 a 0 - Foto: João Jardim / Agência Briosa
A forte chuva em Jundiaí resultou na derrota da Portuguesa Santista por 2 a 0 - Foto: João Jardim / Agência Briosa

Gabriella Souza Publicado em 05/02/2026, às 13h06


A forte chuva que caiu em Jundiaí na noite desta quarta-feira (04) foi a grande vilã da Portuguesa Santista. Jogando fora de casa, no Estádio Jayme Cintra, a equipe acabou perdendo por 2 a 0 para o Paulista. O resultado negativo interrompeu a sequência de vitórias da Briosa, que até então estava com um desempenho perfeito no torneio.

O peso do gramado e os gols

A partida, válida pela 4ª rodada da Série A3, foi diretamente afetada pelas condições do campo. Com o gramado encharcado e cheio de poças, os jogadores tiveram dificuldade para trocar passes. O time da casa soube usar isso a seu favor e abriu o caminho para a vitória ainda na metade da primeira etapa.

Aos 28 minutos, um lance curioso definiu o primeiro gol: a bola travou na água e acabou enganando a zaga da Portuguesa. O atacante Christopher não desperdiçou o presente, driblou a marcação e chutou com precisão para balançar a rede.

Mesmo tentando reagir, a Briosa sofreu para criar jogadas perigosas por causa do barro e das poças. Na volta do intervalo, o time de Santos até melhorou e chegou a carimbar o travessão em uma cobrança de falta de Danilo Pereira, aos 10 minutos. Porém, a sorte não estava ao lado dos visitantes. Aos 22 minutos do segundo tempo, Matheus Arcanjo aproveitou mais uma bobeira da defesa adversária, fez uma bela jogada individual e marcou o segundo gol do Paulista, fechando o placar.

Situação na tabela e expulsão

Para piorar o cenário, a Portuguesa terminou o jogo com um atleta a menos. O jogador Maninho acabou sendo expulso diretamente após se envolver em uma confusão e agredir um rival nos minutos finais. Com a derrota, a equipe estacionou nos nove pontos e desceu para a terceira colocação na classificação geral.

Por outro lado, o Paulista comemorou muito o resultado. Foi a primeira vitória do time no campeonato, somando agora cinco pontos e ficando bem perto do grupo dos oito primeiros que avançam para a próxima fase.

Próximos desafios

As duas equipes não terão muito tempo para descansar, já que o campeonato segue em ritmo acelerado. No próximo sábado (8), os times entram em campo novamente às 15h pela 5ª rodada. A Portuguesa Santista viaja para enfrentar o Desportivo Brasil, em Porto Feliz, buscando retomar a liderança. Já o Paulista vai até Americana para medir forças com o Rio Branco.