Neymar e Gabigol brilham em vitória do Alvinegro Praiano, que agora se prepara para o Campeonato Brasileiro e o jogo de volta no Equador

Gabriella Souza Publicado em 14/08/2026, às 09h49
Santos deu um passo importante nas oitavas de final da Conmebol Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (13), na Vila Belmiro, o Peixe saiu atrás no placar, mas buscou a virada sobre o Macará (EQU) por 2 a 1. Os gols santistas foram de Gabigol, que atingiu a marca de 100 gols com a camisa do clube, e Willian Arão, ambos com assistências do camisa 10 Neymar Jr.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano garante a vantagem de jogar pelo empate no confronto de volta, agendado para a próxima quinta-feira, em Ambato, no Equador, para assegurar a vaga nas quartas de final.
Primeiro tempo
O jogo na Vila Belmiro começou ruim para o Peixe. Logo aos três minutos da etapa inicial, o atacante uruguaio Franco Posse aproveitou cruzamento de Mateo Viera para colocar a equipe equatoriana em vantagem. O gol fez com que o início de jogo do Santos fosse abaixo do que o esperado, já que ainda sofreu com as saídas precoce de Gabriel Menino e mais tarde a de Gabriel Bontempo, ambos lesionados.
Apesar das dificuldades e de dores no tornozelo que exigiram atendimento, Neymar assumiu o protagonismo das ações ofensivas. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o camisa 10 encontrou belo passe para Gabigol, que bateu de primeira para o empatar e comemorar o seu gol de número 100 com a camisa do Santos.
Segundo tempo
Na etapa final, o Santos tomou conta das ações da partida e teve chances para ampliar. Gabigol chegou a balançar as redes em outras duas oportunidades, aos três e aos dez minutos, mas ambos os lances foram anulados por impedimento pela arbitragem.
A virada definitiva veio aos 30 minutos. Em boa cobrança de escanteio de Neymar na primeira trave e Willian Arão bateu para o gol. A bola quicou sobre a linha e o gol foi confirmado após revisão do VAR. Logo após a validação, uma confusão generalizada entre os atletas esquentou o clima em campo, resultando em três cartões amarelos aplicados pelo árbitro, incluindo um para Gabigol.
Apesar da pressão final dos visitantes, o Alvinegro garantiu a vitória e foi aplaudido pela torcida ao apito final.
Próximos compromissos
O elenco comandado por Cuca se prepara para o Campeonato Brasileiro. No domingo (16), às 16h, o Santos enfrenta o Vasco, em São Januário, pela 23ª rodada. A partida de volta contra o Macará ocorre na quinta-feira seguinte, em solo equatoriano.
Leia também

PAT de Guarujá e Praia Grande oferecem 335 vagas

Deixemos para amanhã o que não deveríamos dizer hoje

Tribunal de Justiça acolhe recurso do MP e manda viúva, irmã e cunhado de Igor Peretto a júri

Caminhão com piche pega fogo e deixa motorista ferido na região portuária de Santos

Guarujá entrega sensores digitais de glicose para monitoramento remoto de pacientes infantis

Santos desperdiça pênalti no fim e é superado pelo São Paulo no Paulistão F

Federação Internacional de Automobilismo revoga restrições a atletas russos e belorrussos

IBGE aponta queda do desemprego em 13 estados e taxa nacional recua para 5,4% no segundo trimestre de 2026

Câmeras com reconhecimento facial ajudam a prender mais de 80 foragidos em Praia Grande

Dólar abre em queda a R$ 5,17 em dia de tensão no Oriente Médio e dados de emprego no Brasil