Verstappen e Leclerc ficam com o segundo e terceiro lugar

Gabriella Souza Publicado em 13/02/2026, às 09h48
A temporada de 2026 da Fórmula 1 começou oficialmente nesta quarta-feira (11) com o ronco dos motores no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir. Após o shakedown inicial em Barcelona, as equipes desembarcaram no deserto para o primeiro dos três dias de testes de pré-temporada, cruciais para o ajuste fino dos novos carros. E quem deu as cartas logo de cara foi o atual campeão mundial: Lando Norris.
O piloto da McLaren, que ostenta o número 1 em seu carro, mostrou que a equipe britânica segue como a força a ser batida. Norris assumiu o cockpit apenas no período da tarde, completando 56 voltas, mas foi o suficiente para cravar o tempo de 1min34s669, a melhor marca do dia. Ele superou o holandês Max Verstappen, da Red Bull, que havia liderado a sessão matutina. O tetracampeão, no entanto, foi o "maratonista" do dia: testou o novo RB21 em período integral, acumulando impressionantes 134 voltas e coletando dados valiosos para a equipe austríaca.
O Brasil na pista e o projeto Audi
Os olhos da torcida brasileira estavam voltados para a garagem da estreante Audi. Gabriel Bortoleto fez sua estreia oficial em uma sessão coletiva da F1, terminando o dia na 15ª posição. O brasileiro girou na casa de 1min38s, focando na adaptação e na confiabilidade do carro. Seu companheiro de equipe, o veterano Nico Hülkenberg, teve mais dificuldades: o alemão chegou a parar na pista com problemas mecânicos, causando uma bandeira vermelha, mas retornou após reparos e fechou o dia em um honroso 9º lugar.
Surpresas e tensão na Ferrari
Enquanto a McLaren celebrava a liderança e a Haas surpreendia a todos com Esteban Ocon garantindo o 4º tempo, o clima na Ferrari parecia misto. Charles Leclerc mostrou velocidade ao ficar com o 3º melhor tempo, mas a grande contratação da escuderia, Lewis Hamilton, foi apenas o 7º colocado.
Fora da pista, o heptacampeão já demonstrou insatisfação. Hamilton criticou publicamente as recentes trocas no corpo de engenheiros da Ferrari, classificando as mudanças como "prejudiciais" para sua adaptação ao novo time.
Outro destaque foi o retorno do mexicano Sergio Pérez ao grid após um ano sabático, sendo um dos primeiros a ir para a pista. A tabela de tempos ainda teve Oscar Piastri (McLaren) em 5º, George Russell (Mercedes) em 6º, Pierre Gasly (Alpine) em 8º e Alex Albon (Williams) fechando o top 10. Os testes continuam nesta quinta-feira.

Kimi Antonelli vence no Japão e se torna o líder mais jovem da história da F1

De “Vale da Morte” a polo sustentável: Cubatão aposta em créditos de carbono para atrair investimentos

Projeto Conexão Urbana reúne prefeitos em Santos para debater futuro das metrópoles

Porto de Santos entra em comitê para ajudar na criação da Hidrovia do Rio Madeira

Buscas por turistas desaparecidos no mar de Praia Grande entram no segundo dia

Preço dos ovos de Páscoa dispara e pressiona bolso do consumidor

Itanhaém abre processo seletivo com 100 vagas temporárias

Motociclista morre após acidente com carreta no Sistema Anchieta-Imigrantes

Idoso morre após ser encontrado ferido em linha férrea

Sabalenka e Sinner conquistam o histórico "Sunshine Double"