Charles Leclerc e Lewis Hamilton no top 6; Gabriel Bortoleto é o 16°

Gabriella Souza Publicado em 27/03/2026, às 10h43
A madrugada desta sexta-feira (27), finalmente trouxe momentos bons para os boxes da McLaren no circuito de Suzuka. Depois de um início de temporada complicado, onde a equipe inglesa sequer conseguiu alinhar seus carros nos GPs da Austrália e da China, o australiano Oscar Piastri mostrou que o time está vivo na briga. Com uma volta de 1m30s133, ele superou a dupla da Mercedes e garantiu a liderança do segundo treino livre do GP do Japão.
O domínio não foi fácil, já que a Mercedes, que lidera o campeonato e vinha de uma dobradinha no primeiro treino, continuou mostrando muita força. Andrea Kimi Antonelli ficou na cola de Piastri, apenas 0s092 atrás, seguido de perto por George Russell.
Charles Leclerc e Lewis Hamilton, ambos da Ferrari, também apareceram no top 6, indicando que a briga pela pole position neste sábado deve ser uma das mais apertadas do ano até agora.
O brasileiro Gabriel Bortoleto viu boa parte do treino passar enquanto os mecânicos trabalhavam para trocar a caixa de câmbio do seu carro. Por um momento, parecia que ele ficaria de fora da atividade, mas a equipe conseguiu liberar o bólido quando faltavam apenas 15 minutos para o fim. Mesmo com pouco tempo de pista e enfrentando bastante tráfego, Bortoleto conseguiu registrar o 16º tempo nos instantes finais.
Essa recuperação foi fundamental para o brasileiro, que precisa de quilometragem em Suzuka, uma pista conhecida por ser extremamente técnica e punir erros mínimos. Outros nomes de peso, como Max Verstappen e Sergio Pérez, tiveram um treino mais discreto, focando possivelmente em simulações de corrida com tanque cheio, terminando respectivamente em 10º e 20º lugares.
Agenda do final de semana em Suzuka
O terceiro e último treino livre acontece ainda nesta sexta, às 23h30. Já a grande definição do grid de largada, o qualifying, está marcada para a madrugada de sexta para sábado, pontualmente às 03h.
A corrida principal, que promete trazer a disputa entre McLaren, Mercedes e Ferrari, larga na madrugada de sábado para domingo, a partir das 02h. Todas as atividades contam com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Até agora, o equilíbrio tem sido a marca registrada deste final de semana. Com quatro equipes diferentes mostrando potencial para liderar sessões, a expectativa é que a classificação em Suzuka seja decidida nos milésimos de segundo. Resta saber se a McLaren conseguirá manter o ritmo de Piastri ou se a Mercedes retomará a ponta na hora que realmente vale a posição de largada.
Leia também

Pai e filho são hospitalizados após picada de cobra venenosa no litoral de SP

Nova Vila Belmiro: Santos e Wtorre assinam contrato para construção do estádio

Um convite para você conhecer parte do meu acervo de livros raros

Economia deve crescer 1,6% em 2026 com inflação sob pressão do petróleo, diz BC

Supermercados da região da Baixada Santista, atingem marca histórica de 33 mil trabalhadores ativos

Carga de molho de tomate se espalha após carreta tombar na Cônego Domênico Rangoni

Adolescente é detido por populares após roubar corrente de pedestre na Aparecida em Santos

Escolas de Santos superam metas de 2025 e recebem reconhecimento do governo paulista

Vice-presidente do Banco do Brasil comemora 60 anos com show VIP de Caetano Veloso

Um convite para você conhecer parte do meu acervo de livros raros