Mais de 120 educadores de Cubatão participam de curso sobre IA generativa, promovendo práticas pedagógicas éticas e alinhadas à BNCC.

Otávio Alonso Publicado em 03/03/2026, às 02h16
Cubatão lançou um curso para 120 professores da rede municipal, focando na aplicação ética da inteligência artificial generativa nas práticas pedagógicas e administrativas, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa iniciativa visa integrar a tecnologia de forma responsável no ambiente escolar.
Formação da rede municipal aborda aplicação pedagógica e administrativa da IA generativa com foco ético e alinhamento à BNCC
Pelo menos 120 professores da rede municipal de Cubatão iniciaram o curso IAEDU Professores e Inteligência Artificial Práticas Inovadoras na Educação Pública para aplicar a IA generativa de forma responsável nas atividades pedagógicas e administrativas, neste ano, no ambiente virtual de aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação, por meio de formação a distância organizada pelo Centro de Educação à Distância, com foco em criatividade, ética e alinhamento à BNCC.
A capacitação integra a política municipal de valorização profissional e compõe um conjunto de ações voltadas ao uso crítico da inteligência artificial no cotidiano escolar. O programa é desenvolvido pelo Centro de Educação à Distância, o Cemead, vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
A formação é totalmente a distância e ocorre no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle. A carga horária é de 60 horas, divididas em seis módulos sequenciais, que partem dos fundamentos teóricos e avançam até a elaboração de um projeto final aplicado à prática profissional.
Segundo o coordenador e professor do Cemead, Márcio Henrique Nardez, o avanço tecnológico exige reflexão nas escolas. Ele afirmou que o IAEDU não se limita à apresentação de ferramentas, mas propõe compreender o papel da inteligência artificial na educação, considerando impactos pedagógicos, éticos e sociais.
O curso foi estruturado pelo professor Joacir Carvalho Leite, pesquisador com quase 20 anos de atuação em educação a distância e na criação de cursos EAD voltados à formação continuada de docentes da rede pública. A revisão do conteúdo ficou a cargo do professor mestre Renato Batista Roman, da Universidade Federal do ABC.
Joacir ressaltou que a proposta não é substituir o professor por tecnologia, mas demonstrar como a IA pode apoiar o planejamento e a organização pedagógica. Ele explicou que o próprio desenvolvimento do curso contou com uso responsável de inteligência artificial como apoio ao planejamento e à revisão textual, sempre com mediação humana.
Leia também

PAT Praia Grande oferece novas vagas de emprego; saiba quais são as oportunidades

Líder do PCC é preso na Imigrantes com drogas ao subir da Baixada Santista

'Santista de Águas Abertas' abre inscrições na próxima quinta-feira

Estrela Náutica é acusada de induzir cliente à compra com promessa de reforma não cumprida

Empresa ligada a MC Ryan SP e MC Poze do Rodo é acusada pela PF de lavar dinheiro ilícito por meio de rede de laranjas

Temporada de cruzeiros em Santos fecha com queda de passageiros, apesar de impacto de R$ 1,2 bilhão

Fã realiza sonho ao dividir microfone com Ludmilla em show em São Vicente

Acusado de matar a própria mãe por herança enfrenta júri popular

Homem é flagrado escondendo chocolates na roupa durante furto em supermercado

Filhote de ouriço é resgatado em praia e se recupera sob cuidados