Após passar por uma "geladeira" pela CBF por série de erros em jogos, Ramon vai apitar a segunda rodada do Brasileirão

Gabriella Souza Publicado em 10/02/2026, às 10h19
A CBF divulgou que a arbitragem da partida entre Athletico Paranaense será comandada por Ramon Abatti Abel. O confronto será na Ligga Arena nesta quinta-feira (12), às 19h.
O árbitro é marcado por erros em uma partida entre São Paulo x Palmeiras no Morumbis em 2025, que o levaram para uma suspensão de 40 dias e uma "geladeira" em partidas da Série B.
Erros no clássico
A atuação dele no Morumbis foi muito criticada, o São Paulo foi quem mais reclamou, apontando um pênalti claro que não foi marcado e uma expulsão ignorada pelo VAR. Depois desse episódio, Ramon passou a apitar jogos da Série B, mas os problemas continuaram.
Em uma partida da segunda divisão, ele chegou a sair de campo protegido pela polícia após dar muitos cartões e ser chamado de "ladrão" pelos jogadores. Por conta desses rolos, o STJD suspendeu o árbitro por 40 dias no final do ano passado. Ele só foi liberado para trabalhar novamente agora, no início de 2026.
Vida nova e jogos no exterior
Desde que pagou sua punição, Ramon Abatti Abel tem tentado recomeçar. Ele começou o ano apitando um jogo nos Emirados Árabes Unidos, a convite da federação de lá. O sindicato dos árbitros de Santa Catarina até comemorou o fato nas redes sociais, tratando a viagem como uma conquista para a arbitragem catarinense.
De volta ao Brasil, ele apitou algumas partidas pelo campeonato estadual de Santa Catarina, passando por estádios em cidades como Criciúma e Florianópolis. Apesar de estar na ativa, ainda não se sabe se a CBF vai dar novas chances para ele em jogos da elite do Brasileirão ou se ele vai continuar apenas nos torneios regionais.
Na última vez que ele esteve em uma partida importante da Série B, entre Athletic e Ferroviária, o juiz anulou gols e expulsou treinadores, saindo mais uma vez cercado por seguranças.
Leia também

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Chuva abre cratera em frente a prédio com histórico de problemas estruturais em São Vicente

Quando os homens usavam salto alto

Confira o cronograma de vacinação contra a dengue e quem pode se imunizar na Baixada Santista

Veja a lista dos bairros mais perigosos de Guarujá; Pae Cará lidera o ranking de crimes em 2025

Quando os homens usavam salto alto

Carreta Solidária troca diversão por chocolates para a Páscoa em Guarujá e Vicente de Carvalho

Morre Sandra Franco, presidente da Brasil e histórica porta-bandeira da escola

Guarda Civil atira em cadela American Bully após suposto ataque a idoso em padaria de Cubatão