Santos FC

Santos exerce compra de Barreal após metas batidas

Com bom desempenho, o meia se destaca como artilheiro e deve assinar contrato até 2028

O atacante argentino se adaptou a várias posições e se consolidou no time titular - Foto: Leo Piva
O atacante argentino se adaptou a várias posições e se consolidou no time titular - Foto: Leo Piva

Gabriella Souza Publicado em 11/12/2025, às 12h42


O Santos está focado no planejamento para a próxima temporada e já deu um passo importante para manter um de seus principais jogadores. O time da Baixada Santista vai exercer o direito de compra do atacante argentino Álvaro Barreal, peça-chave do elenco. A aquisição está avaliada em 4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 21,8 milhões).

O interesse do Alvinegro é firmar um contrato longo, estendendo o vínculo com o atacante até o ano de 2028. Para concretizar a permanência, o Peixe deve negociar com o FC Cincinnati, dos Estados Unidos, a forma de pagamento, buscando efetuar o valor total de forma parcelada.

A condição de compra estava atrelada ao desempenho do atleta na temporada, e então Barreal cumpriu as exigências e deve seguir no Peixe.

Desempenho e artilharia 

Barreal, que estava emprestado pelo clube estadunidense, se destacou com a camisa do Santos. O desempenho na temporada de 2025 foi crucial para a decisão do clube. Ele encerrou o Campeonato Brasileiro como o artilheiro da equipe, balançando as redes nove vezes em 34 partidas, além de contribuir com uma assistência. Essa marca expressiva o colocou entre os 10 maiores goleadores da história do clube na competição nacional.

O acordo de compra foi ativado automaticamente pelo Santos depois que o jogador cumpriu as metas estabelecidas em contrato, que previam participação em pelo menos 65% dos jogos e atuação por mais de 30 minutos em campo. Com o cumprimento dessas condições, o argentino selou seu novo compromisso com o clube até dezembro de 2028.

Mudança de posicionamento

Apesar de ter sido trazido com a expectativa de atuar principalmente como meia pela esquerda, o atleta mostrou ter várias funções dentro de campo. Ao longo da temporada, ele foi aproveitado em posições diversas, como meia central, segundo volante e até na lateral. A chave para seu bom rendimento foi a mudança para o lado direito do ataque, uma tática que havia sido sugerida desde o início por Pedro Caixinha, o primeiro técnico do Santos em 2025.

Houve um momento em que Barreal chegou a perder espaço, sendo utilizado como reserva durante a gestão de Cleber Xavier. Contudo, a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda consolidou o argentino no time titular, firmando sua posição pelo setor direito e garantindo a continuidade do seu sucesso na equipe de Santos.