Com bom desempenho, o meia se destaca como artilheiro e deve assinar contrato até 2028

Gabriella Souza Publicado em 11/12/2025, às 12h42
O Santos está focado no planejamento para a próxima temporada e já deu um passo importante para manter um de seus principais jogadores. O time da Baixada Santista vai exercer o direito de compra do atacante argentino Álvaro Barreal, peça-chave do elenco. A aquisição está avaliada em 4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 21,8 milhões).
O interesse do Alvinegro é firmar um contrato longo, estendendo o vínculo com o atacante até o ano de 2028. Para concretizar a permanência, o Peixe deve negociar com o FC Cincinnati, dos Estados Unidos, a forma de pagamento, buscando efetuar o valor total de forma parcelada.
A condição de compra estava atrelada ao desempenho do atleta na temporada, e então Barreal cumpriu as exigências e deve seguir no Peixe.
Desempenho e artilharia
Barreal, que estava emprestado pelo clube estadunidense, se destacou com a camisa do Santos. O desempenho na temporada de 2025 foi crucial para a decisão do clube. Ele encerrou o Campeonato Brasileiro como o artilheiro da equipe, balançando as redes nove vezes em 34 partidas, além de contribuir com uma assistência. Essa marca expressiva o colocou entre os 10 maiores goleadores da história do clube na competição nacional.
O acordo de compra foi ativado automaticamente pelo Santos depois que o jogador cumpriu as metas estabelecidas em contrato, que previam participação em pelo menos 65% dos jogos e atuação por mais de 30 minutos em campo. Com o cumprimento dessas condições, o argentino selou seu novo compromisso com o clube até dezembro de 2028.
Mudança de posicionamento
Apesar de ter sido trazido com a expectativa de atuar principalmente como meia pela esquerda, o atleta mostrou ter várias funções dentro de campo. Ao longo da temporada, ele foi aproveitado em posições diversas, como meia central, segundo volante e até na lateral. A chave para seu bom rendimento foi a mudança para o lado direito do ataque, uma tática que havia sido sugerida desde o início por Pedro Caixinha, o primeiro técnico do Santos em 2025.
Houve um momento em que Barreal chegou a perder espaço, sendo utilizado como reserva durante a gestão de Cleber Xavier. Contudo, a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda consolidou o argentino no time titular, firmando sua posição pelo setor direito e garantindo a continuidade do seu sucesso na equipe de Santos.
Leia também

Santos exerce compra de Barreal após metas batidas

Régis Bittencourt trava em Cajati após colisão entre carretas com carga perigosa

Turistas da Baixada Santista pulam de barco em chamas e nadam com tubarões no Panamá

Capivara morta é retirada de canal Santos-Guarujá após dias na água

CEO da Hapvida ressalta evolução estratégica e consolidação do modelo integrado em entrevista ao Valor Econômico

Gabriel Jesus entra em campo depois de quase um ano e ajuda Arsenal na Champions

Governador Tarcísio de Freitas participará do lançamento da Operação Verão na Praia Grande, diz Coronel Nery

Judiciário brasileiro: jatinhos e escândalos

Santos exerce compra de Barreal após metas batidas

Meio ambiente: Santos atinge 93 pontos e é destaque em premiação de sustentabilidade