Com um gol no segundo tempo, Neymar se destaca em sua volta ao time, mostrando grande capacidade técnica e física
Gabriel Nubile Publicado em 17/07/2025, às 08h25
Na noite desta quarta-feira (14), em uma partida válida pela 14° rodada do Brasileirão, o Santos venceu o Flamengo por 1 a 0, na Vila Belmiro. Neymar foi o nome da partida. O craque, que jogou os 90 minutos pela primeira vez em quase cinco meses, mostrou tanto sua capacidade física quanto técnica durante o jogo, se adaptando de duas formas no decorrer da partida. Ora Neymar jogava como um articulador, camisa 10, ora como um “falso 9” decisivo. O craque do Santos marcou o gol que garantiu a vitória do Peixe.
Atuação de Neymar e a estratégia do Santos
O camisa 10 se moveu bastante durante grande parte do jogo, buscando a bola e criando as principais chances do Peixe. Ele teve fôlego para armar jogadas e também para finalizar, mostrando grande evolução em sua forma física. Aos 38 minutos do segundo tempo, diante de mais de 13 mil torcedores, o tão esperado gol veio. Neymar recebeu na área, de costas para a marcação, fez a proteção com os braços em cima do zagueiro adversário e chutou forte para afundar as redes do gol de Rossi.
A virada na atuação de Neymar veio quando o técnico Cleber Xavier decidiu mudar o esquema tático. Ele tirou o atacante Deivid Washington e colocou o meio-campista Gabriel Bontempo, reforçando o setor e adiantando Neymar. Essa mudança foi crucial para que o craque, decidisse a vitória do Santos na Série A do Campeonato Brasileiro.
Disposição coletiva e dificuldade para o líder
A liberdade que Neymar teve em campo foi resultado da grande entrega de todo o time durante os mais de 90 minutos de jogo. Sem a bola, tanto Neymar quanto o restante do Santos correram muito, mostrando a disposição necessária para encarar um adversário de alto nível como o Flamengo.
No início, o Santos pressionou a saída de bola do goleiro Rossi, dificultando o jogo do time carioca. Com uma marcação mais recuada, o Peixe conseguiu fechar os espaços no meio-campo, uma das grandes forças do time rubro-negro. Mesmo que as primeiras trocas de passes do Flamengo saíssem, as chances de chute a gol eram bloqueadas pela defesa santista, um mérito do trabalho em equipe e das atuações individuais de jogadores como Tomás Rincón e Luan Peres e o goleiro Gabriel Brazão.
Pelos lados do campo, outra característica forte do Flamengo, o Santos também conseguiu anular as jogadas graças ao trabalho em conjunto. Souza e Guilherme deram trabalho a Plata, Luiz Araújo e Wesley, pela parte esquerda do gramado. Já no outro lado, o lateral-esquerdo Escobar fez sua função com Barreal, além de Robinho Jr., que entrou e mostrou seu talento individual em rápidas arrancadas, tanto pelas beiradas, quanto por dentro do campo.
Essa grande disposição do coletivo impediu o Flamengo de jogar com a eficiência de um time líder do campeonato. O comprometimento defensivo do Santos gerou contra-ataques e abriu espaço para Neymar. Cleber Xavier pela primeira vez conseguiu duas vitórias seguidas à frente do Santos, o que traz mais tranquilidade para o trabalho.
Situação na tabela e próximos desafios
O Santos chega aos 14 pontos com essa vitória, subindo algumas posições na tabela. Já o Flamengo permanece com 27 pontos, com a liderança agora ameaçada após ter sua sequência invicta no campeonato freada.
O próximo compromisso do Peixe será um confronto com o Mirassol, pela 15ª rodada do Brasileirão. A partida será no sábado, às 18h30, no Estádio Maião (estádio do Mirassol), no interior de São Paulo.
Leia também
Médico contesta boatos e afirma: “Nunca participei de qualquer fraude”
Santos recebe a 9ª edição da ExpoGaúcha a partir do dia 18
Nova policlínica é inaugurada em Santos e beneficia moradores
Santos freia Flamengo: Neymar garante vitória do Peixe e time ganha fôlego no campeonato
Motoristas enfrentam até 90 minutos em fila da balsa de Guarujá
Médico nega ligação com laudo falso sobre Boulos e reforça reputação ilibada
Cubatão: idoso de 64 anos desaparece após deixar hospital e família vive angústia
Santos recebe a 9ª edição da ExpoGaúcha a partir do dia 18
Pinguim é resgatado na Praia da Enseada, em Guarujá; saiba o que fazer em casos semelhantes
Ataque chocante em Praia Grande: homem é detido após agredir idoso com pedrada na cabeça