Após a demissão de Matheus Costa, o ex-jogador do Peixe assume o Bugre e pode enfrentar o antigo clube na próxima rodada

Gabriella Souza Publicado em 15/01/2026, às 10h37
Após a demissão do treinador Matheus Costa, confirmada nesta quarta-feira (14), o ex-jogador Elano assumiu o comando do Guarani de forma provisória. Se o time de Campinas não trouxer um novo profissional até o fim da semana, será o eterno ídolo do Peixe quem tentará parar o ex-clube na terceira rodada do Paulistão, às 20h30.
Elano no Peixe
A ligação de Elano com o Santos é profunda e cheia de taças. Ele foi peça-chave nas conquistas dos Brasileirões de 2002 e 2004, além de ter participado da histórica campanha do tri da Libertadores em 2011. Ao todo, o ex-meia vestiu a camisa alvinegra em 322 partidas e balançou as redes 68 vezes. Logo que parou de jogar, no fim de 2016, ele começou sua jornada fora das quatro linhas integrando a comissão técnica da equipe da Vila Belmiro.
Como auxiliar técnico, Elano chegou a dirigir o Santos em nove oportunidades, acumulando um bom retrospecto de cinco vitórias. Sua principal sequência foi em 2017, quando assumiu o time após a saída de Levir Culpi na reta final do Campeonato Brasileiro, conseguindo levar o grupo até o terceiro lugar na tabela. Anos depois, em 2020, ele chegou a enfrentar o Peixe como técnico da Inter de Limeira, mas acabou perdendo por 2 a 0.
Mudanças no Bugre
A troca no comando do Guarani acontece em um momento de instabilidade. Matheus Costa não resistiu aos resultados ruins no início do estadual, um empate contra o Primavera e uma derrota para o Novorizontino. Além disso, ele não conseguiu levar o time para a Série B no ano interior.
Agora, Elano, que estava trabalhando como coordenador técnico no clube de Campinas, volta à beira do gramado. Antes de aceitar esse desafio no Bugre, ele já havia passado pelos bancos de reservas do Figueirense, Náutico e Ferroviária, além de ter trabalhado um período como comentarista de televisão. Enquanto a diretoria não define um substituto oficial, é ele quem prepara os jogadores para o duelo decisivo contra o Santos.
Leia também

Justiça prorroga afastamento de prefeito de Ribeira acusado de fraude e contratações irregulares

Santos perde para o Palmeiras no primeiro clássico do ano

Jiboia-do-ribeira: espécie única no mundo é resgatada em Juquiá

Motorista sai ileso após árvore atingir carreta no km 49 da Rodovia Anchieta

Em Santos, Rua do Boqueirão volta ao sentido original de direção

Trio armado com faca invade residência e faz mulher de 73 anos refém no bairro Castelo

Santos perde disputa e Felipe Loyola vai jogar no futebol italiano

Indivíduos armados rendem funcionários e roubam 120 celulares de loja no Centro de Itanhaém

Em comemoração ao Globo de Ouro, cinemas dão entrada de graça para quem se chamar "Wagner"

Guarujá celebra dia do padroeiro Santo Amaro com procissão, missa campal e quermesse