Com um retrospecto desfavorável, Peixe precisa quebrar tabu e melhorar desempenho fora de casa para ir às semis

Gabriella Souza Publicado em 20/02/2026, às 11h14
O Santos entra em campo neste domingo (22), às 16h, carregando o peso de um tabu que atravessa décadas. Ao enfrentar o Novorizontino no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o Peixe terá que lutar contra uma estatística: o clube não vence no local há quase 35 anos. O último e único triunfo santista no "Jorjão" aconteceu no dia 22 de setembro de 1991.
É importante destacar que o retrospecto entre as agremiações possui uma particularidade. O antigo Grêmio Esportivo Novorizontino faliu em 1999, e o atual Grêmio Novorizontino foi fundado apenas em 2010.
Quando analisamos apenas os confrontos contra a equipe atual, o cenário é ainda mais desafiador para o Santos, o qual o clube da Vila Belmiro possui zero vitórias no estádio do adversário. No retrospecto geral, o domínio também é do Tigre, com seis vitórias contra apenas duas do Peixe, além de quatro empates, com o saldo de gols favorecendo o time do interior (20 a 16).
Desempenho como visitante
Além de quebrar o tabu específico contra o Novorizontino, o Santos encara o desafio de melhorar seus números gerais longe da Vila Belmiro. A temporada 2026 começou com o objetivo claro de corrigir as falhas apresentadas no ano passado, quando o time teve um desempenho sofrível como visitante. Em 2025, o Alvinegro disputou 30 partidas fora de seus domínios e conquistou apenas sete vitórias, sofrendo 15 derrotas e somando oito empates.
Para avançar à semifinal do Paulista, o Peixe precisará quebrar o tabu e vencer o Novorizontino que terminou a primeira fase na liderança do grupo, com 16 pontos.
Resultado recente
Apesar do retrospecto amargo, o Santos se apega ao fato de já ter vencido o adversário nesta temporada. Na rodada de estreia do Paulistão, o Peixe bateu o Novorizontino por 2 a 1 na Vila Belmiro, com gols de Thaciano e Gabigol.
Com a classificação para as quartas de final garantida na oitava posição geral (12 pontos), o Santos sabe que a partida em jogo único não permite erros. Se o empate persistir no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis.
Leia também

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Entenda o significado dos gestos em diferentes culturas

Companheiro é procurado pela polícia após jovem de 19 anos ser assassinada com tiro na nuca em Itanhaém

Tribunal do crime: Polícia prende quatro suspeitos de torturar e executar jovem por postagens em rede social

Vazamento de gás mobiliza Bombeiros e interdita ruas no Boqueirão nesta sexta (20) em Santos

Entenda o significado dos gestos em diferentes culturas

Modernização no BNH: Aparecida ganha nova iluminação de LED em 47 ruas do conjunto residencial

Santos terá que quebrar tabu contra o Novorizontino para avançar no Paulista

Santos intensifica vacinação com abertura estratégica da Policlínica Nova Cintra no fim de semana

Sérgio Guedes vai receber homenagem pelos 150 jogos no comando da Portuguesa Santista