Competição chega à 34ª edição com participantes de 24 estados e oito países. Prova inclui 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida pelas ruas e avenidas da cidade.

Redação Publicado em 07/03/2026, às 15h21
Neste domingo, a orla de Santos sediará a 34ª edição do Triathlon Internacional, reunindo mais de 1.200 atletas de diversas regiões do Brasil e do exterior, com largada marcada para as 7h na Praia do Boqueirão.
A competição, que é a primeira disputa internacional de triathlon no Brasil, contará com 1.275 inscritos de 24 estados e oito países, seguindo o formato clássico com 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.
Para garantir a segurança dos participantes e a fluidez do trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos implementará um esquema especial, com alterações em várias avenidas e a presença de agentes de trânsito ao longo do percurso.
A orla de Santos, no litoral de São Paulo, será palco de uma das provas mais tradicionais do esporte neste domingo (8). A cidade recebe a 34ª edição do Triathlon Internacional de Santos, que reunirá mais de 1,2 mil atletas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.
A largada está prevista para as 7h, na Praia do Boqueirão, local que também marca a chegada da competição.
Ao todo, 1.275 atletas se inscreveram para a prova, representando 24 estados brasileiros e oito países.
O percurso segue o formato clássico do triathlon: os competidores começam com 1.500 metros de natação no mar, seguem para 40 quilômetros de ciclismo — com trajeto que vai até a Rodovia Anchieta — e finalizam com 10 quilômetros de corrida ao longo da orla santista.
Prova histórica no calendário esportivo
Considerada uma das competições mais tradicionais do triathlon no país, a prova foi a primeira disputa internacional da modalidade no Brasil e permanece sendo a única que leva o nome da cidade.
Segundo o organizador e idealizador do evento, Núbio de Almeida, a competição é reconhecida internacionalmente pela característica única do percurso.
“São 34 anos de história e grandes nomes do triathlon mundial já vieram para Santos. É uma prova clássica nessa distância e com um formato especial: uma única volta na natação, no ciclismo e na corrida”, destacou.
Neste ano, a competição prestará homenagem à Secretaria de Esportes de Santos, que tem apoiado a realização do evento desde as primeiras edições.
Trânsito terá mudanças durante a prova
Por conta do trajeto dos atletas, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos preparou um esquema especial para organizar o trânsito durante o evento.
Entre as vias que devem sofrer alterações estão as avenidas da praia e importantes corredores da cidade, como a Avenida Conselheiro Nébias, além de trechos das avenidas São Francisco e Martins Fontes, da Rua João Pessoa e do Elevado Aristides Bastos Machado.
Agentes de trânsito serão posicionados ao longo do percurso para orientar motoristas e garantir a segurança dos participantes.
Leia também

Quem foram esses tais de Rui Barbosa e Antônio Vieira?

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Carro capota, rompe muro e cai no canal 2 em Santos; moradores entram na água e resgatam casal

Projeto da Hapvida reforça vínculos entre equipes e promove bem-estar no ambiente hospitalar

Triathlon Internacional de Santos reúne mais de 1,2 mil atletas e movimenta a orla neste domingo

Carro capota, rompe muro e cai no canal 2 em Santos; moradores entram na água e resgatam casal

Feminicídio no litoral paulista

Após noite em árvore, gato pula em canal para escapar de bombeiros em Santos

Justiça Eleitoral rejeita por unanimidade pedido de nova eleição em Peruíbe