Esporte e turismo

Triathlon Internacional de Santos reúne mais de 1,2 mil atletas e movimenta a orla neste domingo

Competição chega à 34ª edição com participantes de 24 estados e oito países. Prova inclui 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida pelas ruas e avenidas da cidade.

Mais de mil atletas disputam o 34º Triathlon Internacional de Santos neste domingo. - Imagem: Henrique Teixeira
Mais de mil atletas disputam o 34º Triathlon Internacional de Santos neste domingo. - Imagem: Henrique Teixeira

Redação Publicado em 07/03/2026, às 15h21


Neste domingo, a orla de Santos sediará a 34ª edição do Triathlon Internacional, reunindo mais de 1.200 atletas de diversas regiões do Brasil e do exterior, com largada marcada para as 7h na Praia do Boqueirão.

A competição, que é a primeira disputa internacional de triathlon no Brasil, contará com 1.275 inscritos de 24 estados e oito países, seguindo o formato clássico com 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

Para garantir a segurança dos participantes e a fluidez do trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos implementará um esquema especial, com alterações em várias avenidas e a presença de agentes de trânsito ao longo do percurso.

A orla de Santos, no litoral de São Paulo, será palco de uma das provas mais tradicionais do esporte neste domingo (8). A cidade recebe a 34ª edição do Triathlon Internacional de Santos, que reunirá mais de 1,2 mil atletas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

A largada está prevista para as 7h, na Praia do Boqueirão, local que também marca a chegada da competição.

Ao todo, 1.275 atletas se inscreveram para a prova, representando 24 estados brasileiros e oito países.

O percurso segue o formato clássico do triathlon: os competidores começam com 1.500 metros de natação no mar, seguem para 40 quilômetros de ciclismo — com trajeto que vai até a Rodovia Anchieta — e finalizam com 10 quilômetros de corrida ao longo da orla santista.

Prova histórica no calendário esportivo
Considerada uma das competições mais tradicionais do triathlon no país, a prova foi a primeira disputa internacional da modalidade no Brasil e permanece sendo a única que leva o nome da cidade.

Segundo o organizador e idealizador do evento, Núbio de Almeida, a competição é reconhecida internacionalmente pela característica única do percurso.

“São 34 anos de história e grandes nomes do triathlon mundial já vieram para Santos. É uma prova clássica nessa distância e com um formato especial: uma única volta na natação, no ciclismo e na corrida”, destacou.

Neste ano, a competição prestará homenagem à Secretaria de Esportes de Santos, que tem apoiado a realização do evento desde as primeiras edições.


Trânsito terá mudanças durante a prova
Por conta do trajeto dos atletas, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos preparou um esquema especial para organizar o trânsito durante o evento.

Entre as vias que devem sofrer alterações estão as avenidas da praia e importantes corredores da cidade, como a Avenida Conselheiro Nébias, além de trechos das avenidas São Francisco e Martins Fontes, da Rua João Pessoa e do Elevado Aristides Bastos Machado.

Agentes de trânsito serão posicionados ao longo do percurso para orientar motoristas e garantir a segurança dos participantes.