Empate sem gols no jogo de ida deixa final em aberto; partida terá casa cheia, transmissão ao vivo e possibilidade de decisão nos pênaltis

Ana Beatriz Publicado em 21/12/2025, às 15h16
Vasco e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil. Após o empate por 0 a 0 na partida de ida, disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, quem vencer no Rio de Janeiro conquista o título. Um novo empate leva a decisão para as cobranças de pênaltis.
A expectativa é de um Maracanã lotado. Todos os ingressos para a final foram vendidos, e cerca de 70 mil torcedores devem acompanhar de perto a definição do campeão. A partida terá transmissão ao vivo pela TV aberta e canais fechados.
O Vasco tenta conquistar o segundo título da Copa do Brasil de sua história. Campeão em 2011, o time carioca chega embalado por uma campanha marcada por decisões dramáticas. Após entrar ainda na primeira fase da competição, o clube eliminou União Rondonópolis, Nova Iguaçu e CSA, antes de superar Botafogo e Fluminense, ambos nos pênaltis, garantindo vaga na grande final.
O Corinthians, por sua vez, busca o tetracampeonato do torneio. O Timão levantou a taça em 1995, 2002 e 2009 e faz uma campanha sólida nesta edição. A equipe eliminou o Novorizontino na terceira fase, passou pelo rival Palmeiras nas oitavas de final e deixou Athletico-PR e Cruzeiro pelo caminho. Até aqui, soma sete vitórias, um empate e apenas uma derrota, com dez gols marcados e apenas dois sofridos.
Onde assistir
A decisão da Copa do Brasil terá transmissão ao vivo pela TV Globo, SporTV, Premiere, Amazon Prime e Prime Video.
Escalações prováveis
O Vasco terá apenas um desfalque confirmado em relação ao jogo de ida. Mateus Carvalho sofreu ruptura dos ligamentos do joelho durante o aquecimento da primeira partida da final e ficará afastado por longo período. Sem novas baixas, Fernando Diniz deve repetir a formação que atuou em São Paulo.
Técnico: Fernando Diniz
Provável escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Thiago Mendes e Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.
Desfalques: Jair (transição), Adson (transição), Lucas Piton (lesão no ligamento do joelho) e Mateus Carvalho (ruptura dos ligamentos do joelho).
Já o Corinthians, após o desempenho abaixo do esperado no jogo de ida, Dorival Júnior avalia mudanças no meio de campo. No último treino antes da final, o treinador testou Maycon como titular no lugar de Rodrigo Garro, com Breno Bidon assumindo a função de principal armador da equipe. Defesa e ataque devem ser mantidos, com Yuri Alberto e Memphis Depay como referências ofensivas.
Técnico: Dorival Júnior
Provável escalação: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Maycon e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.
Arbitragem
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistente 1: Bruno Boschilia
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos
Quarto árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Com campanhas consistentes e objetivos distintos, Vasco e Corinthians entram em campo para decidir quem ficará com a taça da Copa do Brasil em uma final que promete fortes emoções do início ao fim no Maracanã.
Leia também

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Justiça manda soltar mulher do CAC que matou marido com tiro no rosto após briga por causa de cachorro em Peruíbe

Motociclista morre após queda na Anchieta e ser atingido por carreta em Cubatão

Exclusivo: Anderson Pomini assegura cronograma da obra do Túnel Santos-Guarujá

Acusado de matar homem após suposto abuso contra a filha enfrenta júri popular em Praia Grande

Filhote de tubarão é encontrado morto na praia do Jardim Real, em Praia Grande

Exclusivo: Anderson Pomini assegura cronograma da obra do Túnel Santos-Guarujá

União reconhece emergência em Mongaguá após temporais que causaram mais de R$ 9 milhões em prejuízos

Motociclista morre após queda na Anchieta e ser atingido por carreta em Cubatão