Notícias

Agentes de trânsito param motoristas e pedestres em São Vicente para salvar vidas nas ruas

Ação no cruzamento das avenidas Jacob Emmerich e Pedro de Toledo visa reduzir acidentes e promover diálogo com a população

Prefeitura de São Vicente realiza blitz educativa para conscientizar sobre segurança no trânsito durante o Maio Amarelo - Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Vicente
Prefeitura de São Vicente realiza blitz educativa para conscientizar sobre segurança no trânsito durante o Maio Amarelo - Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

Redação Publicado em 29/05/2026, às 11h14


Uma blitz diferente movimentou o trânsito e chamou a atenção de quem passava pelo Gonzaguinha. Na última quarta-feira (27), a Prefeitura de São Vicente armou uma ação educativa bem no cruzamento das avenidas Jacob Emmerich e Embaixador Pedro de Toledo, em uma parceria direta com o Detran-SP. A iniciativa faz parte do calendário do Maio Amarelo, aquele movimento nacional focado em conscientizar o pessoal para diminuir o número de batidas e mortes nas ruas.

Durante a manhã, as equipes pararam motoristas, motociclistas e até quem estava andando a pé para bater um papo, tirar dúvidas e entregar panfletos explicativos. Os agentes reforçaram dicas que salvam vidas no dia a dia, como não esquecer de dar a preferência na faixa de pedestres, respeitar as placas e os semáforos, e andar sempre na linha com as leis de trânsito.

Conversa direta para mudar atitudes

De acordo com Paulo Roberto Farat Júnior, que é agente de trânsito e coordena essa parte de educação nas ruas, a ideia principal é deixar o poder público mais perto dos moradores por meio do diálogo.

“Estamos em pleno Maio Amarelo, que é o mês da conscientização sobre os sinistros de trânsito. A gente aborda motoristas e pedestres para passar informações sobre trânsito seguro, explicar a importância do semáforo, da travessia na faixa e tirar dúvidas da população”, comentou o coordenador.

O secretário de Mobilidade Urbana da cidade, Alexandre Martins, também defendeu o evento. Ele explicou que trabalhar junto com o Detran-SP ajuda a dar mais peso para a segurança viária da região, focando em proteger quem está no volante ou em duas rodas.

O que disseram os moradores

Quem foi parado pelos agentes elogiou a iniciativa e aproveitou para cobrar mais consciência de todo mundo que divide o espaço público no município.

O morador Rui Teixeira Filho, por exemplo, achou a blitz excelente. “É maravilhoso isso. Falta muita educação tanto para pedestres quanto para motoristas”, afirmou. Na mesma linha, Ana Beatriz Diminchuc focou a atenção no perigo das motos. “Precisa mesmo educar os motociclistas, principalmente os mais novos”, alertou.