Clima

ALERTA LARANJA: chuva e ventos fortes colocam Baixada Santista em estado de atenção

O alerta representa perigo, com risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e corte de energia

ALERTA LARANJA: chuva e ventos fortes colocam Baixada Santista em estado de atenção - Imagem: Reprodução/Freepik
ALERTA LARANJA: chuva e ventos fortes colocam Baixada Santista em estado de atenção - Imagem: Reprodução/Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 27/05/2024, às 08h58


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um 'alerta laranja' para a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, devido à previsão de ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de chuva superior a 30 mm.

De acordo com informações do G1, este alerta representa perigo, com risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e corte de energia, e é válido até segunda-feira (27).

A mudança climática na região é resultado de uma frente fria que se formou entre o Sul do Brasil e o Paraguai, avançando rapidamente para o Sudeste e o Centro-Oeste do país, segundo o Instituto Climatempo.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Outras recomendações podem ser verificadas com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Classificação dos alertas do Inmet:

  • Alerta amarelo: Perigo potencial com volume de chuva entre 20 mm e 30 mm e ventos de 40 a 60 km/h. Baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.
  • Alerta laranja: Situações perigosas com volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60 km/h. Previsão de queda de árvores e energia elétrica.
  • Alerta vermelho: Alerta máximo com riscos de enchentes e alagamentos, com volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.

Para domingo (26), a previsão é de chuva com temperaturas entre 17ºC e 21ºC e umidade do ar elevada, acima de 92%, conforme o Instituto Climatempo. De segunda-feira (27) a quarta-feira (29), a previsão indica possibilidade de chuva, mas com sol aparecendo entre nuvens. As temperaturas devem variar entre 17ºC e 24ºC.