A aproximação entre Lula e Trump pode prejudicar Eduardo Bolsonaro, que enfrenta riscos políticos e pessoais ao retornar ao Brasil

por Leandro Mazzini
Publicado em 09/10/2025, às 11h29
Apagão político
Nos bastidores da Câmara, comenta-se que a aproximação entre os presidentes Lula da Silva e Donald Trump deve isolar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) da Casa Branca. Dentro do PL, a avaliação é de que Eduardo se deixou levar pelos conselhos do economista Paulo Figueiredo – já estabelecido nos EUA há anos. O deputado arriscou não só o atual mandato, como também o futuro político. Ele pode perder o mandato se não retornar, mas teme ser preso no retorno. O líder do PL, Sóstenes Cavalcanti, esteve nos EUA para vê-lo, mas voltou com a sensação de que Eduardo irá apagar fogo com gasolina. Com as negociações sobre o tarifaço entre Brasil e EUA acontecendo, Eduardo está escanteado e perderá a importância no cenário político. O ex-presidente Jair Bolsonaro já foi informado a respeito, agora cabe a ele conter o filho.
Proteção dos agentes
Câmara aprova PL nº 1.307/2023, de autoria do senador Sergio Moro (União-PR), que prevê medidas de proteção a agentes que atuam na linha de frente no enfrentamento às organizações criminosas. O projeto inclui agentes em atividade e aposentados em situação de risco. Para Moro, “a aprovação imediata é uma resposta do Congresso ao assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Fontes”.
Alô, CNJ!
O Cartório 3º Ofício de Protesto do Rio de Janeiro, na Rua da Assembleia, Centro, foi denunciado ontem em reclamação por e-mail à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. Mesmo após tentativas de reduzir o valor, exigiu cobrança de R$ 1.786 para baixar cada um dos três protestos de dívidas já quitadas pela empresa anteriormente citada. Notoriamente esses valores são muito abaixo na praxe.
Cadê a gratificação?
A nova gestão do TST, encabeçada pelo ministro Vieira de Mello Filho, julga o caso de ex-funcionários do Santander. Eles cobram gratificação, que foi recebida apenas por parte dos colaboradores e sem critérios de distinção. A relatora é a ministra Delaíde Arantes, que já deu indícios de apoio ao pleito dos trabalhadores. Para o advogado André Ferrari, todos deveriam receber o benefício de maneira igualitária.
Fome nas favelas
Duas em cada cinco pessoas passam fome nas favelas no Brasil, aponta o Panorama Climático nas Favelas e Comunidades Invisibilizadas. Os dados também indicam que 75% dos moradores locais não possuem trabalho formal. O levantamento foi realizado pela TETO Brasil em parceria com o Centro de Estudos das Cidades – Arq. Futuro, o Insper e a ONU Habitat. O Panorama será lançado no dia 14/10, na UnB, em Brasília.
Expansão pet
O Grupo NewPet – Campos Gerais, do Paraná, abrirá uma nova fábrica no Município de Aguaí, na região de Campinas (SP). O CEO da empresa, Leonel Mazzini, esteve na Prefeitura para assinatura do contrato com o prefeito Gilberto Salber. A estimativa é que sejam gerados 200 empregos diretos com a construção, que deve ter início em março de 2026.
ESPLANADEIRA
#Órbi de Portas Abertas terá debates de inovação e negócios, hoje em BH. #Confere celebrou Dia do Representante Comercial com palestra sobre Impactos da IA nos Negócios. #Qlik lança região de nuvem para uso de IA com segurança. #CIO Views Magazine elege Jason Bare, CEO da BARE International TOP 10 Líder Empresarial 2025. #Ornare apresentou preview da Babilonia Collection, por Jwana Hamdan em evento em Milão. #Santiago Chamorro e Fabio Rua, da GM América Latina, prestigiam 100 anos do Grupo Vigorito, em Capivari (SP).
Leia também

Justiça decreta prisão preventiva dos suspeitos no caso Igor Peretto

Arrastão na Vila Margarida: família de motorista que levou pedrada diz que vítima está com sangramento interno

Neblina paralisa balsa por 15h no Litoral Norte de São Paulo

Red Bull Bragantino vence o São Paulo na Vila Belmiro e complica a vida do time de Crespo no Brasileirão

Furto: Tiroteio no Morro José Menino deixa um suspeito morto

Red Bull Bragantino vence o São Paulo na Vila Belmiro e complica a vida do time de Crespo no Brasileirão

Palmeiras abre vantagem na liderança do Brasileirão e encara reta final com tabela "tranquila"

Corinthians confirma lesão de Raniele e monitora recuperação de Vitinho antes de jogo contra o Ceará

Atleta processa o Santos em R$ 227 mil pela quebra de acordo na contratação

Acusado de tráfico em Santos tenta negociar com PM, mas justiça o livra de suborno