Notícias

Após calor, Baixada Santista tem virada no tempo com ventania e frio

Após dias de calor intenso, a previsão indica temperaturas que podem cair para 18°C nos próximos dias na região

Chegada de uma frente fria muda o cenário quente da Baixada Santista, trazendo chuvas e ventos de até 80 km/h - Foto: Francisco Arrais/ Arquivo PMS
Chegada de uma frente fria muda o cenário quente da Baixada Santista, trazendo chuvas e ventos de até 80 km/h - Foto: Francisco Arrais/ Arquivo PMS

Gabriel Nubile Publicado em 07/10/2025, às 09h32


A forte mudança no tempo prevista para a Baixada Santista se confirmou, e a região amanheceu nesta terça-feira (07) com um cenário bem diferente do calor do início da semana. A chegada de uma frente fria na noite de segunda-feira (06) trouxe chuva, ventos fortes e uma queda brusca nas temperaturas.

O alerta emitido pela Defesa Civil de Santos se concretizou, com rajadas de vento que atingiram até 80 km/h em alguns pontos da região, exigindo atenção e cuidado da população. O calor de 34 °C registrado na segunda-feira deu lugar a um clima bem mais frio e instável, que deve continuar ao longo de toda a semana. A previsão para esta terça é de que a máxima não passe dos 24 °C.

O tempo fechado e a chuva devem ser a tônica dos próximos dias. A previsão indica que as temperaturas podem cair ainda mais, com as máximas na quarta (08) e quinta-feira (09) ficando em torno de apenas 18 °C em algumas cidades, um contraste e tanto com o calorão do início da semana.

Recomendações de segurança continuam válidas

Com a chuva persistente, as orientações de segurança da Defesa Civil continuam sendo muito importantes. A principal recomendação é evitar sair de casa sem necessidade durante os períodos de chuva mais intensa e, se estiver na rua, procurar um abrigo seguro, longe de árvores e postes, que podem apresentar risco de queda com o solo encharcado e o vento.

Para os motoristas, o alerta é para redobrar a atenção nas pistas molhadas e, principalmente, não tentar atravessar pontos de alagamento. A água pode esconder buracos e a força da correnteza pode arrastar o veículo, causando acidentes graves.

O aviso mais importante continua sendo para os moradores de áreas de risco, como morros e encostas. Com o acúmulo de chuva, o solo fica mais instável, aumentando o perigo de deslizamentos. É fundamental ficar atento a qualquer sinal de perigo, como trincas em casas ou muros, inclinação de postes e o surgimento de água com barro. Ao perceber qualquer um desses sinais, a orientação é sair do imóvel imediatamente e ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).