Adolescente de 16 anos está internada em estado grave após intoxicação por metanol, confirmada pela prefeitura de Mongaguá

Gabriel Nubile Publicado em 15/10/2025, às 09h28
Internada em estado grave na UTI do Hospital Regional de Itanhaém desde o final de setembro, o mistério sobre a doença de uma adolescente de 16 anos, moradora de Mongaguá, chegou ao fim. A prefeitura da cidade confirmou, na última terça-feira (14), o que os médicos já suspeitavam, a jovem foi intoxicada por metanol. Este é o primeiro caso confirmado na Baixada Santista em meio à atual crise de saúde pública que atinge o estado.
O diagnóstico foi fechado com base na combinação dos sintomas apresentados pela paciente com o resultado positivo de um exame de urina. Segundo a prefeitura, o estado de saúde da adolescente continua grave, com prognóstico incerto, e ela segue recebendo cuidados intensivos na UTI.
A confirmação do caso da jovem acende um alerta ainda maior na região, que, segundo o balanço mais recente do governo do estado, ainda investiga outras três suspeitas de intoxicação por metanol: uma em Santos, uma em São Vicente e outra em Praia Grande.
Um caso que chegou a ser descartado
A trajetória do caso da adolescente de Mongaguá mostra a dificuldade em diagnosticar o envenenamento. Ela deu entrada na UPA da cidade no dia 28 de setembro. Inicialmente, a suspeita de intoxicação por metanol chegou a ser descartada. No entanto, com a piora rápida de seu estado de saúde, ela precisou ser transferida para a UTI em Itanhaém, e a investigação foi reaberta.
Diante da gravidade do quadro, a equipe médica solicitou um novo exame e, mesmo antes do resultado, já pediu o envio do antídoto específico para o tratamento, como medida de precaução. Infelizmente, o exame confirmou a presença da substância tóxica. Ainda não se sabe como ou onde a jovem foi exposta ao metanol.
O metanol é um álcool industrial usado em solventes, altamente tóxico e que, quando ingerido, pode causar danos irreversíveis como cegueira, além de falência de órgãos, coma e morte. As autoridades de saúde reforçam o alerta para os sintomas: náuseas, tontura, dor de cabeça e, principalmente, qualquer alteração na visão, como vista turva. A orientação é procurar um hospital imediatamente ao sentir qualquer um desses sinais após o consumo de bebidas destiladas.
Leia também

Operação no Porto de Santos apreende 25 contêineres de quartzo ilegal

Iate de Lula na COP30: luxo e tradição em Belém

Tragédia em festival: jovem de 16 anos cai em rio e some em Registro

Operação em São Vicente captura peça-chave do tráfico e apreende celular

Meningite avança na Baixada Santista e já deixa 50 doentes e 2 mortos

Garro preocupa? Saiba a situação do meia e de Raniele antes de Corinthians x Ceará pelo Brasileirão

Wellington Dias e a disputa pela vice no Piauí

Carro desgovernado sobe em calçada e atinge homem em Guarujá

Câmera flagra homem com peruca matando idoso em São Vicente

Meningite avança na Baixada Santista e já deixa 50 doentes e 2 mortos