Diagnóstico rápido e tratamento eficaz foram essenciais para a recuperação da ex-prefeita

Gabriel Nubile Publicado em 06/10/2025, às 10h52
Um grande susto na última semana terminou com boas notícias neste domingo (05). A ex-prefeita de Santos, Telma de Souza, que estava internada desde a última quarta-feira (1º) após passar mal em casa, apresentou uma melhora significativa em seu quadro de saúde e recebeu alta da UTI. A informação foi confirmada pela assessoria da ex-prefeita.
Telma está se comunicando, interagindo com familiares e com a equipe médica, e o clima é de otimismo para uma recuperação completa. No domingo à tarde, ela deixou a UTI do Hospital Beneficência Portuguesa e foi transferida para um quarto no Hospital SerPiero, onde dará continuidade ao tratamento clínico e já iniciou as sessões de fisioterapia, parte fundamental do processo de reabilitação.
O problema de saúde começou na tarde de quarta-feira, quando Telma teve um mal súbito em sua casa, no bairro Embaré. Ela foi prontamente socorrida por uma equipe do SAMU e levada para uma primeira avaliação.
Diagnóstico e o tratamento
Após a primeira avaliação, a ex-prefeita foi encaminhada ao Hospital Beneficência Portuguesa, onde passou por uma série de exames para que os médicos pudessem entender a gravidade do caso. Na quinta-feira (02), o resultado de uma ressonância magnética confirmou o diagnóstico, ela havia sofrido um AVC isquêmico.
Esse tipo de AVC acontece quando uma artéria que leva sangue para o cérebro fica entupida, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais. A rapidez no socorro e no diagnóstico é fundamental para aumentar as chances de uma recuperação sem sequelas. Telma permaneceu por quatro dias na UTI, sob cuidados intensivos, até apresentar a melhora que permitiu sua transferência para o quarto.
Telma de Souza é uma das figuras políticas mais importantes da história recente de Santos. Pedagoga, advogada e mestre em Saúde Pública, ela foi prefeita da cidade entre 1989 e 1992, e também atuou como vereadora e deputada. Em 2024, concorreu novamente à prefeitura, ficando em terceiro lugar. A notícia de sua internação gerou uma grande corrente de solidariedade e torcida por sua recuperação.
Leia também

Idoso morre atropelado atravessando avenida em Praia Grande

Cidade da Baixada Santista ocupada 3ºlugar no ranking com mais pessoas em situação de rua; saiba qual é

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

Clima ficará maluco em agosto, atingindo SP e Litoral

Santos realizará sonho da casa própria de mais de 400 famílias ainda em 2024

Arboleda sofre lesão muscular e vira mais um dos desfalques do São Paulo para clássico contra o Corinthians

Brasil encerra treinos em Londres e define provável escalação para enfrentar Senegal

Vitinho e André retornam e fortalecem Corinthians para o Majestoso

Palmeiras tenta acordo no STJD para evitar suspensão de Vitor Roque por post homofóbico

São Paulo se prepara para o Majestoso com treino especial