Saúde e conscientização

Baixada Santista amplia ações do Agosto Dourado com atividades sobre amamentação

Santos, Bertioga e Praia Grande promovem palestras, oficinas, rodas de conversa e serviços de apoio a gestantes, mães e doadoras de leite humano durante o mês

Ações do Agosto Dourado na Baixada Santista incluem palestras, rodas de conversa, oficinas e orientações sobre aleitamento materno - Imagem: Pixabay/Divulgação
Ações do Agosto Dourado na Baixada Santista incluem palestras, rodas de conversa, oficinas e orientações sobre aleitamento materno - Imagem: Pixabay/Divulgação

Redação Publicado em 11/08/2026, às 17h38


Santos, Bertioga e Praia Grande promovem, em agosto, uma série de atividades para apoiar o aleitamento materno, em celebração ao Agosto Dourado, com o objetivo de conscientizar sobre sua importância para a saúde infantil.

As iniciativas incluem palestras, oficinas e encontros com profissionais de saúde em diversas unidades, além de serviços de doação de leite humano em Praia Grande, que permite coleta domiciliar para ajudar recém-nascidos em UTIs.

As ações educativas seguem até o final do mês, destacando a importância do suporte à amamentação e a criação de uma rede de apoio, com a participação de profissionais de saúde e equipamentos públicos na Baixada Santista.

Santos, Bertioga e Praia Grande realizam, ao longo de agosto, uma programação voltada à promoção e ao apoio ao aleitamento materno. As iniciativas fazem parte do Agosto Dourado, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da amamentação, e incluem atividades educativas, encontros com profissionais de saúde e serviços destinados a mães e bebês.

A programação ocorre em unidades de saúde e equipamentos públicos das três cidades. Em Santos, estão previstas palestras, rodas de conversa, oficinas práticas e ações de orientação em policlínicas e no Complexo Hospitalar dos Estivadores. Bertioga também promove encontros com gestantes e puérperas. Já Praia Grande mantém serviços específicos para doação de leite humano e orientação às famílias.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida e pode continuar até os dois anos ou mais, de forma complementar. O leite materno fornece nutrientes e componentes de defesa importantes para o desenvolvimento infantil, além de contribuir para a prevenção de infecções e outras doenças.

Santos concentra programação em unidades de saúde

Em Santos, as atividades estão distribuídas por diferentes policlínicas durante o mês. A agenda inclui discussões sobre os benefícios da amamentação, orientações sobre ordenha e armazenamento do leite, esclarecimento de dúvidas e oficinas voltadas à pega correta. Entre os destaques está a 15ª edição do Mamaço, marcada para 22 de agosto, das 14h30 às 17h, no Clube dos Ingleses, na Rua Santa Catarina, 127.

Também estão previstas atividades sobre primeiros socorros e desengasgo, direitos das pessoas que amamentam, alimentação de recém-nascidos e a importância da rede de apoio às mães. No dia 19 de agosto, por exemplo, a Policlínica Ponta da Praia terá, das 14h às 16h, um quiz interativo, um varal de mitos e verdades e uma oficina prática sobre amamentação e pega correta. A mesma programação será realizada novamente no local em 27 de agosto.

As ações também chegam ao Complexo Hospitalar dos Estivadores, onde está prevista, em 18 de agosto, uma atividade com o tema “Amamentar é natural”.

Bertioga promove encontros para gestantes e puérperas

Em Bertioga, as atividades do Agosto Dourado são realizadas principalmente na rede de atenção básica. A programação inclui ações de conscientização e momentos de orientação destinados especialmente a gestantes e mulheres no período pós-parto.

Estão previstas atividades no ESF Mirosam, em 17 de agosto, às 14h; no ESF Guaratuba, em 19 de agosto, às 8h45; e no ESF Jardim Vicente de Carvalho e no Centro Especializado em Saúde da Mulher, ambos em 20 de agosto, às 14h. A proposta é utilizar os encontros para discutir o aleitamento, esclarecer dúvidas e reforçar informações que podem auxiliar as mulheres durante o período de amamentação.

Praia Grande oferece coleta domiciliar de leite

Em Praia Grande, uma das iniciativas é voltada à doação de leite humano para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Hospital Municipal Irmão Dulce. O serviço permite que a doadora faça a coleta em casa. Após o cadastro e as orientações iniciais, uma equipe da Secretaria de Saúde Pública entrega o kit necessário para a coleta e realiza a retirada semanal do leite armazenado.

O material é encaminhado ao Banco de Leite Humano de Peruíbe, onde passa por análise e pasteurização. Depois desse processo, o leite retorna a Praia Grande para ser destinado aos bebês internados que necessitam da doação. As interessadas em receber orientações sobre a doação podem entrar em contato pelo telefone (13) 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O mesmo número é utilizado pelo Disque Amamentação, serviço destinado ao esclarecimento de dúvidas e à orientação sobre o aleitamento materno. A cidade também realiza rodas de conversa, trabalhos em grupo e orientações nas Usafas, além de acompanhamento na Maternidade do Hospital Irmã Dulce desde os primeiros momentos após o nascimento.

Programação segue até o fim de agosto

As atividades do Agosto Dourado continuam nas três cidades ao longo do mês. A programação reúne ações educativas e atendimento direto à população, com diferentes abordagens sobre amamentação, doação de leite, cuidados com o recém-nascido e suporte às mães.

A campanha também reforça a importância da informação e da rede de apoio durante o período de amamentação, envolvendo profissionais de diferentes áreas da saúde e equipamentos públicos da Baixada Santista.


últimas notícias