Ressaca

Baixada Santista entra em atenção para ressaca com ondas acima de 3 metros nesta segunda

Boletim do NPH-Unisanta prevê forte agitação marítima nesta segunda-feira, 24, com maré de até 1,7 metro no estuário; condições levaram ao acionamento do estado de atenção na região.

Mar agitado com ondas quebrando na orla da Baía de Santos
Boletim do NPH-Unisanta prevê ondas de quadrante sul acima de três metros e maré de até 1,7 metro no interior do estuário na segunda-feira, 24 - Imagem: Reprodução

Ana Beatriz Publicado em 23/08/2026, às 10h09


A Baía de Santos e as praias da Baixada Santista enfrentarão agitação marítima a partir deste fim de semana, com ondas que podem ultrapassar 3 metros, conforme alerta do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília, colocando a região em estado de atenção.

A previsão indica que a ondulação virá do sul, elevando o nível do mar tanto na faixa de praia quanto no interior do estuário, com picos esperados para a segunda-feira, 24 de agosto, ao meio-dia.

As autoridades locais, incluindo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, estão em alerta e orientam a população a reportar ocorrências relacionadas a ressacas, enquanto até o momento não foram anunciadas interdições nas praias.

O mar da Baía de Santos e das praias das demais cidades da Baixada Santista deve ficar agitado a partir deste fim de semana, com ondas que podem ultrapassar 3 metros de altura significativa na segunda-feira, 24 de agosto. O alerta está no boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), emitido na sexta-feira, 21, e alcança a orla de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

A previsão indica ondulação vinda do quadrante sul e elevação do nível do mar a partir de segunda-feira, tanto na faixa de praia quanto no interior do estuário que banha Santos, São Vicente e Cubatão.

De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras do Estado de São Paulo e do Município de Santos, o cenário previsto coloca a região em estado de atenção.

Alerta vale para a orla e para o estuário

A elevação prevista não se restringe à faixa de areia. O boletim trata separadamente dois cenários: na orla, o máximo previsto é de 1,6 metro; no interior do estuário, de 1,7 metro.

Nos dois casos, o pico está previsto para as proximidades das 13h de segunda-feira, 24. É nesse intervalo que a maré elevada e a ondulação de sul devem se somar.

Frente fria já havia elevado o mar na sexta

O aviso do NPH-Unisanta foi divulgado no mesmo dia em que a Prefeitura de Santos comunicou que uma frente fria traria ventos fortes e ondas acima de três metros para o litoral, também com indicação de estado de atenção. A comunicação municipal é de sexta-feira, 21.

A agitação marítima começou ainda no sábado, 22, segundo a previsão, e deve se intensificar ao longo de domingo, 23, até o pico do dia seguinte.

A quem recorrer

Ocorrências ligadas à ressaca — alagamento de vias, invasão de água na faixa de areia, danos em imóveis da orla e situações de risco à circulação — devem ser comunicadas à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. As duas centrais funcionam 24 horas e são gratuitas.

Os boletins de previsão de ondas e de maré para a Baixada Santista são produzidos pelo NPH-Unisanta e repassados às Defesas Civis municipais, que concentram a decisão sobre eventuais interdições na orla. Até a manhã deste domingo, 23, nenhuma das quatro prefeituras havia anunciado interdição.

Pico previsto: segunda-feira, 24 de agosto, por volta das 13h — 1,6 m na orla e 1,7 m no interior do estuário.