Relatório da Cetesb aponta níveis elevados de contaminação e recomenda evitar contato com a água até nova análise.

Redação Publicado em 29/03/2026, às 13h29
Um novo relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo alerta que 25 praias da Baixada Santista estão impróprias para banho devido à alta contaminação por bactérias, o que representa um risco à saúde de moradores e turistas.
As praias afetadas estão localizadas em cidades como Bertioga, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, com a contaminação sendo mais crítica após chuvas intensas que aumentam o escoamento de poluentes para o mar.
A Cetesb recomenda que as pessoas evitem o banho nessas praias, especialmente nas primeiras 24 horas após chuvas, e a situação será reavaliada na próxima atualização do boletim, que ocorrerá em breve.
Um novo balanço da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo acendeu o alerta para moradores e turistas: 25 praias da Baixada Santista estão classificadas como impróprias para banho.
O relatório, atualizado semanalmente, leva em consideração a quantidade de bactérias presentes na água do mar. Quando os índices ultrapassam os limites seguros — mais de 100 colônias por amostra —, as praias recebem bandeiras vermelhas, indicando risco à saúde.
A situação atinge diversas cidades do litoral paulista. Confira as praias classificadas como impróprias:
Bertioga:
Enseada – Vista Linda
Enseada – Colônia Sesc
Enseada – Rua Renato R. Costabile
Guarujá:
Perequê
Enseada – Estrada Pernambuco
Enseada – Avenida Atlântica
São Vicente:
Praia da Divisa
Itararé (posto 2)
Milionários
Gonzaguinha
Prainha
Praia Grande:
Aviação
Vila Tupi
Vila Mirim
Maracanã
Vila Caiçara
Real
Balneário Flórida
Jardim Solemar
Mongaguá:
Central
Vera Cruz
Santa Eugênia
Agenor de Campos
Itanhaém:
Centro
Campos Elíseos
Segundo a Cetesb, o contato com água contaminada pode provocar doenças como gastroenterite, hepatite A, além de infecções nos olhos, ouvidos e pele.
Os sintomas mais comuns incluem náuseas, vômitos, febre, dores abdominais e diarreia. O risco aumenta principalmente após períodos de chuvas intensas, quando há maior escoamento de poluentes para o mar.
A recomendação é evitar o banho de mar nas praias sinalizadas, especialmente nas primeiras 24 horas após chuvas, além de não frequentar áreas próximas a canais e não ingerir água do mar.
A condição das praias será reavaliada na próxima atualização do boletim da Cetesb, prevista para os próximos dias.
Leia também

Alcaraz desiste de Barcelona por lesão no punho e distância de Sinner no ranking aumenta

Estrela Náutica é acusada de induzir cliente à compra com promessa de reforma não cumprida

Neymar se arrepende de bate-boca após empate do Santos: "Não farei mais isso"

Ben Shelton projeta duelo contra João Fonseca em Munique nesta sexta: "Os fãs vão aproveitar"

Brasil domina Margaret River e coloca cinco surfistas nas oitavas

Empresa ligada a MC Ryan SP e MC Poze do Rodo é acusada pela PF de lavar dinheiro ilícito por meio de rede de laranjas

Trégua no Líbano: Trump costura acordo de 10 dias com Netanyahu e Aoun

Ben Shelton projeta duelo contra João Fonseca em Munique nesta sexta: "Os fãs vão aproveitar"

Cratera se abre no Canal 1 e Sabesp faz reparo provisório no asfalto em Santos

Mongaguá coloca regras para adegas após queixas de barulho e desordem