Bebê de cinco meses vence quadro grave de Meningite após diagnóstico errado de Dengue

Bebê enfrentou 31 dias intubado e complicações respiratórias e motoras antes de se recuperar

Bebê de cinco meses vence quadro grave de Meningite após diagnóstico errado de Dengue - Imagem: Reprodução | Acervo G1
Bebê de cinco meses vence quadro grave de Meningite após diagnóstico errado de Dengue - Imagem: Reprodução | Acervo G1

Marina Milani Publicado em 28/06/2024, às 08h00


Um bebê de cinco meses, Lorenzo Santos de Jesus, venceu um quadro grave de Meningite Haemophilus do tipo B após inicialmente receber um diagnóstico errado de dengue. Internado por 81 dias no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, Lorenzo enfrentou complicações severas que incluíram lesões respiratórias e motoras, sendo intubado por 31 dias. A equipe médica considerou sua recuperação um "milagre", e a mãe de Lorenzo, Mariana Souza, agradeceu emocionada pelo cuidado e dedicação dos profissionais de saúde.

Lorenzo foi inicialmente diagnosticado com dengue na UPA de Peruíbe (SP), após apresentar febre e convulsões. Com a piora do quadro, foi transferido para Santos, onde a meningite foi finalmente identificada. A doença comprometeu gravemente o sistema nervoso central do bebê, necessitando de uma traqueostomia para auxiliar na respiração.

Durante sua longa internação, a família passou por momentos de angústia e incerteza, mas nunca perdeu a esperança. Mariana relembra: "Olhava para ele e sabia que daria certo no final. Hoje, graças a Deus, ele tem o melhor olhar do mundo".

A chefe de enfermagem da UTI pediátrica, Ellen Karina, ressaltou ao g1 a gravidade da meningite que afetou Lorenzo, destacando que a vacina contra a doença deve ser administrada a partir dos dois meses de vida, mas que, devido ao estado febril do bebê, ele não pôde receber a dose a tempo.

Com a alta hospitalar, a família de Lorenzo agradece a dedicação e o esforço da equipe médica, celebrando a recuperação do pequeno guerreiro que desafiou as probabilidades e voltou para casa.