Notícias

Bike Santos libera empréstimo gratuito de bicicletas em comemoração a data mundial

Cadastro e retirada gratuita de bikes podem ser feitos pelo aplicativo durante todo o dia

Com passe livre e reforma de estações, sistema de bicicletas compartilha fôlego em Santos - Imagem: Divulgação
Com passe livre e reforma de estações, sistema de bicicletas compartilha fôlego em Santos - Imagem: Divulgação

Redação Publicado em 02/06/2026, às 10h10


Uma excelente oportunidade para deixar o carro na garagem ou experimentar um novo jeito de se deslocar por Santos vai acontecer no meio desta semana. Em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta, o sistema de bicicletas compartilhadas Bike Santos terá passe livre nesta quarta-feira (3). A ação será válida de forma irrestrita durante todo o dia, permitindo que moradores e turistas pedalem pela cidade sem pagar nada.

Para aproveitar o benefício, o procedimento é simples: basta baixar o aplicativo oficial do "Bike Santos" no celular, fazer o cadastro e fazer a retirada em qualquer uma das paradas disponíveis. Embora o passe seja gratuito, as regras de tempo de uso e devolução do regulamento continuam valendo normalmente, exatamente como nos dias convencionais.

Frota e estações passam por modernização

Mantido pela Prefeitura de Santos sob a gestão e fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), o programa conta atualmente com 43 estações ativas espalhadas por pontos estratégicos do município, sendo 39 voltadas para o público adulto e 4 adaptadas para o público infantil.

Quem for pedalar nesta quarta-feira já deve notar melhorias na estrutura. O serviço passa por um processo de modernização que inclui a reforma visual das estações de travamento e a renovação gradativa das bicicletas por modelos mais novos, visando dar mais segurança e conforto aos usuários. Segundo o cronograma da administração, essa atualização completa do sistema deve ser finalizada até o final deste mês de junho.

Mais de 5 milhões de viagens e menos poluição

Criado em 2012, o projeto é patrocinado pela Unimed e já faz parte da identidade urbana de Santos, acumulando um histórico expressivo em defesa do meio ambiente e da saúde pública:

  • Mais de 5,3 milhões de viagens registradas desde a inauguração;
  • Cerca de 2.162 toneladas de gás carbônico (CO₂) que deixaram de ser emitidas na atmosfera do litoral.

Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e do IBGE reforçam que a bicicleta é a melhor alternativa para os deslocamentos diários de curta distância, principalmente no Brasil, onde grande parte dos trabalhadores gasta até 30 minutos no trânsito para chegar ao emprego.