Defensoria Pública e Conectas acusam o Estado brasileiro de execuções, tortura, racismo institucional e impunidade nas operações Escudo e Verão, que deixaram 84 mortos no litoral paulista.

Ana Beatriz Publicado em 20/01/2026, às 10h06
O Brasil foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), por graves violações de direitos humanos durante as operações policiais Escudo e Verão, realizadas na Baixada Santista entre julho de 2023 e maio de 2024.
A denúncia, apresentada pela Defensoria Pública de São Paulo e pela organização Conectas Direitos Humanos, tem 252 páginas e aponta que as duas operações resultaram na morte de 84 pessoas em ações oficialmente classificadas como “confrontos” com a Polícia Militar. Segundo o documento, no entanto, parte significativa dessas mortes teria ocorrido em execuções sumárias, muitas delas dentro de casas, com vítimas atingidas pelas costas ou sem qualquer chance real de defesa.
O relatório afirma que as operações ficaram conhecidas nas comunidades como “operações vingança” e teriam sido marcadas por um padrão de violência estatal, com uso excessivo da força, falhas graves nas investigações e proteção institucional aos agentes envolvidos.
Entre as principais violações apontadas estão:
A denúncia sustenta que, como país signatário da OEA, o Brasil descumpre tratados internacionais ao permitir que esse padrão de violência se repita sem responsabilização efetiva.
Em resposta, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que “todas as ocorrências de mortes registradas durante as operações foram rigorosamente investigadas”. A pasta declarou ainda que “a Polícia Militar atua dentro da legalidade, com base na Constituição e nas leis, e não tolera desvios de conduta de seus agentes”.
A CIDH agora analisará o material apresentado. Caso aceite a denúncia, o Brasil poderá ser formalmente responsabilizado internacionalmente, com possibilidade de novas sanções, recomendações obrigatórias e pressão externa por mudanças estruturais na política de segurança pública.
Leia também

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Cetesb classifica 19 praias da Baixada Santista como impróprias; Santos e Praia Grande lideram lista negativa

Guarujá anuncia programação oficial do carnaval com mais de 20 blocos e bandas espalhados pela cidade

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Como o STF chegou ao estágio institucional que ocupa hoje

Como o STF chegou ao estágio institucional que ocupa hoje

Guarujá projeta receber 800 mil turistas durante o feriado de Carnaval

Homem é preso após agredir companheira e causar traumatismo craniano em São Vicente

Santos reforça combate ao assédio com campanha “Não é Não” no Carnaval

Concais prevê 15 mil embarques e 3 mil turistas estrangeiros no feriado de Carnaval