Notícias

Caminhão atropela cavalos e cai em valeta em Peruíbe

Dois caminhões se envolveram em colisões após animais invadirem a pista nos dois sentidos da estrada

Um caminhão caiu em uma valeta após o impacto e uma carreta teve o retrovisor destruído - Foto: Artesp
Um caminhão caiu em uma valeta após o impacto e uma carreta teve o retrovisor destruído - Foto: Artesp

Redação Publicado em 14/05/2026, às 13h43


A noite de terça-feira (13) foi de susto e correria para quem passava pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no trecho de Peruíbe. Um acidente envolvendo dois veículos pesados e dois cavalos mobilizou as equipes de socorro após os animais invadirem a pista, causando colisões em ambos os sentidos da estrada.

O prejuízo começou quando o motorista de um caminhão, que seguia viagem normalmente, deu de cara com os animais soltos. Sem chance de frear ou desviar a tempo, o impacto foi inevitável. Um dos cavalos foi atingido em cheio e acabou sendo arremessado para o canteiro lateral do outro lado da pista. Com a força da batida, o caminhão perdeu o controle e foi parar dentro da valeta que margeia a rodovia.

Colisões em sequência

Enquanto o primeiro motorista tentava entender o que havia acontecido, uma carreta que vinha no sentido oposto também se viu em uma situação de perigo. O motorista ainda tentou tirar o veículo, mas o retrovisor lateral acabou batendo em um dos cavalos. Diferente do primeiro animal, este conseguiu fugir para a mata logo após a batida, e não foi mais localizado pelas equipes que passavam pelo local.

No caminhão, dois ocupantes foram atendidos com ferimentos leves e passam bem. Já as duas pessoas que estavam na carreta não sofreram nenhum arranhão, apesar do susto. A ocorrência foi acompanhada pelo Centro de Controle Multimodal da Artesp, que organizou o fluxo de veículos para evitar novos acidentes no trecho.

Situação dos animais

Até agora, o estado de saúde dos cavalos é um mistério. Não se sabe se o animal que fugiu está gravemente ferido ou se o que foi projetado para o canteiro sobreviveu ao impacto. O dono dos animais também não foi identificado.

A presença de animais de grande porte em rodovias do litoral é um problema antigo que preocupa as autoridades, especialmente à noite, quando a visibilidade é menor. A prefeitura de Peruíbe ainda não se manifestou sobre o resgate ou o destino dos bichos, mas o caso serve de alerta para os motoristas que trafegam pela região, onde o cuidado deve ser redobrado.