Notícias

Com investimento de R$ 2,5 bilhões, consórcio assume travessias de Santos, Guarujá e Bertioga

O contrato de concessão com o consórcio AcquaVias SP promete modernizar o transporte aquaviário com um investimento de R$ 2,5 bilhões

Serão 14 linhas de transporte, incluindo as movimentadas travessias entre Santos e Guarujá, com foco em eficiência e sustentabilidade - Imagem: Divulgação / Governo de SP
Serão 14 linhas de transporte, incluindo as movimentadas travessias entre Santos e Guarujá, com foco em eficiência e sustentabilidade - Imagem: Divulgação / Governo de SP

Redação Publicado em 20/05/2026, às 15h44


O sistema de transporte aquaviário da Baixada Santista e de outras regiões do estado se prepara para uma transformação histórica. O Governo de São Paulo assinou oficialmente o contrato de concessão das travessias hídricas estaduais com o consórcio AcquaVias SP. O megaprojeto prevê um investimento robusto de cerca de R$ 2,5 bilhões ao longo dos próximos anos, desenhando um novo padrão de modernização, eficiência e sustentabilidade para o setor.

A concessão engloba um total de 14 linhas de transporte espalhadas pelo território paulista. No litoral, o pacote inclui as linhas mais movimentadas e estratégicas do estado: as travessias entre Santos e Guarujá (balsas), Santos e Vicente de Carvalho (lanchas) e Bertioga e Guarujá.

Frota sustentável e redução de poluentes

A espinha dorsal dos investimentos está na renovação completa da frota e da infraestrutura de navegação. O contrato de concessão, que tem validade de 20 anos, estabelece a aquisição obrigatória de 45 novas embarcações.

A grande novidade do projeto é o foco na transição energética e na preservação ambiental. Segundo as diretrizes estabelecidas pelo governo estadual, a maior parte desses novos barcos e balsas será movida a energia elétrica. A expectativa da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura é de que a troca dos motores a diesel por tecnologia limpa evite a emissão de até 18 em cada 1.000 toneladas de dióxido de carbono ($CO_2$) na atmosfera anualmente, despoluindo o ar das cidades litorâneas.

Atualmente, o sistema de travessias hídricas paulista carrega uma demanda gigantesca, transportando cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos todos os anos. O objetivo central da privatização dos serviços é destravar gargalos históricos de mobilidade urbana, beneficiando diretamente os moradores do litoral paulista, da Região Metropolitana de São Paulo e do Vale do Paraíba.

Terminais climatizados e cobrança automática

Além dos novos navios, os usuários perceberão mudanças profundas na infraestrutura em terra firme. O caderno de encargos da AcquaVias SP prevê obras completas de requalificação, modernização e ampliação de todos os terminais de embarque e desembarque. As melhorias planejadas incluem:

  • Instalação de sistemas de climatização (ar-condicionado) nas salas de espera;
  • Adequação total de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
  • Criação de praças de alimentação, comércios e centrais de atendimento ao cliente.

Para garantir a pontualidade e a segurança dos usuários, o consórcio também será responsável por construir novas oficinas de manutenção preventiva, implantar Centros de Controle Operacional (CCO) conectados em tempo real, instalar cabines automáticas de cobrança para agilizar o fluxo de veículos nas praças de pedágio e aplicar sistemas modernos de automação e monitoramento por câmeras em todas as operações de atracação.