Campanha educativa passou pelo Poupatempo nesta terça-feira (02); Vigilância em Saúde alerta para cuidados com água parada

Redação Publicado em 03/06/2026, às 09h56
O combate à dengue em Santos segue mobilizando frentes de conscientização por todo o município. Nesta terça-feira (2), a iniciativa levou as equipes de saúde até o Poupatempo, no Centro Histórico, onde agentes de combate a endemias distribuíram folhetos da campanha "Santos Contra o Mosquito" e orientaram os cidadãos que aguardavam atendimento sobre as formas mais eficazes de eliminar os criadouros do Aedes aegypti.
As autoridades reforçam que qualquer recipiente que acumule água, mesmo em quantidades mínimas, pode se transformar em um ambiente propício para a eclosão dos ovos do inseto. A moradora Lourdes Borges, que atua com ajuda humanitária, reforçou a importância dessa vigilância permanente no dia a dia da cidade, alertando que o trabalho educativo precisa ser constante, especialmente dentro de condomínios residenciais. Já a empresária Ana Martins, que relatou a dura experiência de ter contraído a doença três vezes, aboliu os vasos de plantas de sua rotina e destacou o papel fundamental das campanhas da prefeitura para engajar a vizinhança.
A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Valeiras, explica que essas abordagens diretas e a distribuição de material informativo fortalecem o escudo da cidade contra as arboviroses. Segundo ela, a adoção de hábitos simples no cotidiano é o que realmente faz a diferença para quebrar o ciclo de reprodução do vetor. Como suporte às ações de campo, o município disponibiliza o portal eletrônico institucional www.santos.sp.gov.br/dengue, espaço onde os moradores encontram orientações detalhadas de prevenção e têm acesso a um mapa em tempo real da infestação do mosquito, alimentado semanalmente por meio de armadilhas espalhadas pelos bairros.
Para manter o controle epidemiológico e asfixiar a proliferação da doença na Baixada Santista, a Secretaria de Saúde atua em formato de maratona por meio da Seção de Controle de Vetores (Secove), que executa um cronograma fixo de estratégias preventivas. Entre as principais ações contínuas da pasta destaca-se o programa Casa a Casa, que realiza visitas rotineiras aos imóveis residenciais, e os mutirões de varredura que ocorrem semanalmente nos bairros para eliminar focos críticos. As equipes também cumprem vistorias quinzenais e mensais em pontos estratégicos de risco, como borracharias, ferros-velhos, cemitérios e canteiros de obras, além de imóveis especiais de grande circulação, a exemplo de hotéis, escolas e shoppings.
Na ala tecnológica e operacional, o município inova com o monitoramento por meio de drones para mapear calhas e coberturas de difícil acesso. Santos conta ainda com 481 armadilhas instaladas em pontos fixos para mensurar os índices de infestação da região. Quando um caso de infecção é oficialmente confirmado, o protocolo de nebulização é acionado imediatamente para aplicar inseticida no entorno do endereço do paciente e eliminar os mosquitos adultos. A engrenagem de enfrentamento é complementada pelo monitoramento e investigação de notificações pela Vigilância Epidemiológica, palestras educativas em empresas, pedágios em vias públicas e a formação de brigadas de prevenção nas redes escolar municipal e estadual.
Leia também

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Motociclista ferida em colisão frontal em Registro morre após três dias internada

Articulação da PEC de redução de jornada força candidatos ao Planalto a equilibrarem discursos

Cetesb renova sinalização das praias e divulga quais são impróprias na Baixada Santista

Mobilidade sustentável: ônibus elétricos entram em fase experimental em Praia Grande

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência