PSD hoje, ao lado do MDB, é o maior partido municipalista do Brasil
por Leandro Mazzini
Publicado em 06/03/2025, às 11h16
União, PSD e MDB na fila
Começou uma disputa de caciques de três grandes partidos para indicar o vice de Lula da Silva na eventual chapa à reeleição do presidente em 2026 – sinal claro de que o hoje vice, Geraldo Alckmin (PSB), deve trilhar outros caminhos eleitorais ano que vem. O ministro Celso Sabino, do Turismo, revelou em almoço com empresários que o seu partido, o União – comandado por Antonio Rueda – sonha em indicar o vice. Falou na frente de Rueda, que numa mesa redonda apenas esboçou um sorriso sem discordar. O União soma-se, assim, ao MDB e ao PSDB. Renan Calheiros e Jader Barbalho sonham em ver seus filhos na chapa: o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador Helder (PA), respectivamente. E o manda-chuva do PSD, Gilberto Kassab, começou um morde-assopra contra Lula e o Governo, apesar da boa relação com a gestão. Kassab já falou em lançar um nome (Ratinho Jr. está na fila), mas o que sugere também estar aberto para a vice a um quadro seu. O PSD hoje, ao lado do MDB, é o maior partido municipalista do Brasil. Isso conta muito, porque prefeitos e vereadores são os maiores cabos eleitorais na ponta da urna.
Homem da COP30
O embaixador André Corrêa do Lago, que será o presidente da COP30 em Belém (PA), deixará a Secretaria do Clima do Itamaraty, para assumir um posto no Palácio do Planalto em breve. Para o seu cargo no MRE vai o embaixador Mauricio Lyrio, que chefiou o G20 e herdou as negociações dos BRICS.
A estrela subiu
ACM Neto criou um “monstro”. Seu ‘poste’ eleito e reeleito (com altos índices) prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), um pernambucano de Petrolina, cresceu muito, ganhou luz própria, está melhor avaliado que o padrinho nos trackings de partidos e caciques já citam mais seu nome que o de ACM para o Governo do Estado, no projeto da centro-direita de tirar a hegemonia de 24 anos do PT. O Carlismo está em risco.
O custo Janja
A oposição irá provocar a Procuradoria-Geral da República para abrir investigação sobre possíveis irregularidades nos gastos públicos relacionados à equipe informal à disposição da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja – incluindo despesas com salários, viagens e uso de jatinhos da FAB. A iniciativa é encabeçada pelo deputado Evair Vieira de Melo (PL-ES).
Corredor de bilhões
Com o retorno de Nelsinho Trad (PSD-MS) à presidência da Comissão de Relações Exteriores do Senado, a construção do corredor bioceânico (rodovia e ferrovia) unindo Argentina, Brasil (porto de Santos), Bolívia, Paraguai e Chile, voltará a ser prioridade. Trad é um dos líderes deste movimento no Congresso. Semana passada o Governo do Mato Grosso do Sul fez seminário internacional sobre o projeto.
Olho na rua
Com seu nome já citado em pesquisas para o Governo, uma oposição barulhenta, e com assessores técnicos afiados nos gabinetes, começa a dar trabalho ao prefeito Eduardo Paes (PSD), do Rio. Além de requerimentos de informações, frentes parlamentares foram criadas, dentre elas a destinada a combater o serviço irregular de “flanelinhas”. É presidida pelo vereador Fernando Armelau (PL) com apoio de 16 vereadores.
ESPLANADEIRA
#Pormade lança linha Limited Edition, assinada por Pedro Franco.#Ipsos: Brasileiros estão insatisfeitos com a habitação no País.#Parque Nacional do Iguaçu-PR recebe mais de 135 mil visitantes em fevereiro.#ATIP viabiliza 2 mil laudos para moradias afetadas por enchentes.#Projeto Música no Museu terá apresentações em Niterói-RJ dia 11/3.#CAU/BR propõe medidas ao Governo para fortalecer arquitetura.
Leia também
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos